05 de abril de 2022 16:10

Equipe da Assistência Social participa de capacitação em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Na última semana de março, aconteceu em Mucuri uma Oficina de capacitação para os Gestores das entidades socioassistenciais, equipes de referência do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV, a coordenação CRAS e para essoas do município têm interesse em se habilitar para trabalhar como orientadores sociais na execução do SCFV.

Essa capacitação foi organizada e ministrada pela coordenadora da Proteção Social Básica de Mucuri, Gelille Nonato dos Santos Meira, com apoio da coordenadora da Proteção Social Especial e Família acolhedora, Selmaria Tatiana de Oliveira Carvalho, e a coordenadora interina do CRAS Sede/Mucuri, Joana de Sousa Braga.

O objetivo desse momento foi proporcionar a capacitação, orientação e discussão sobre a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com foco especial para as entidades socioassistenciais e orientadores sociais.

O SCFV, tipificado pelo SUAS, trabalha os diversos ciclos de vida, uma vez que é a partir deles que a Assistência Social trabalha com crianças, adolescente, jovens, mulheres, homens e idosos dentro do seu convívio familiar e comunitário, no qual é possível ter a compreensão enquanto sujeitos de direito.

O evento aconteceu em duas etapas, iniciando com um encontro na Associação Comunitária Golfinho, para realinhar os planos de trabalho conforme preconiza a Política de Assistência Social, direcionada a entidades. No segundo momento, em continuidade às ações, foi realizado na Associação Lar dos Idosos, abordando a teoria com a aplicação prática no que relaciona ao planejamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos.

Para o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), “é preciso aperfeiçoar a qualidade da oferta dos serviços na expectativa de garantir o direito socioassistencial, incentivando a troca de conhecimento e a produção de novos saberes, reconhecendo as necessidades de capacitação e formação continuada da equipe, propondo a superar dificuldades e melhorar a qualidade dos serviços prestados”.

De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social, o advogado Nódje Walter Neiva, essa capacitação faz parte do calendário de atividades, porque acredita que tanto os colaboradores quanto os coordenadores são peças fundamentais na consolidação de Políticas Públicas e demonstra o cuidado da gestão com os usuários dos serviços e com os servidores que passam por constantes formações.

Pular para o conteúdo