Agentes de Endemias de Mucuri passam por curso de qualificação

Para manter a população de Mucuri longe de doenças como a dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, os profissionais da prevenção e combate passaram por mais um curso de qualificação. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 12 e 13 de Dezembro, reuniu 29 Agentes de Endemias (ACEs) na Sub-Prefeitura de Itabatã. Desta vez, o palestrante convidado foi o gerente técnico de Endemias do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul – BA, Eduardo Alves Barbosa.

Momentos como este são “importantes porque atualizam e capacitam os Agentes de Endemias, que se tornam ainda mais qualificados para orientar a comunidade sobre como prevenir a proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti, e com isso, reduzir as chances de doenças”, conforme mencionou o palestrante.

O nome técnico usado para o curso é “Atualização em Arboviroses”. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Isso inclui, os já citados: dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Segundo o prefeito, Dr. Carlos Simões, a Prefeitura “vai seguir investindo de todas as formas para proporcionar melhores condições de saúde e qualidade de vida” para os cidadãos.