ANIMAIS NA PISTA? DISQUE 99978-1852 O SERVIÇO FOI CRIADO PELA PREFEITURA E É GRÁTIS

A Prefeitura de Mucuri criou o Disque Apreensão de Animais. O serviço, que pode ser acionado através do telefone (73) 99978-1852, conta com profissionais capacitados para apreender animais de grande porte, como bovinos, equinos e muares que ficam circulando no perímetro urbano e às margens das rodovias que cruzam o Município colocando em risco a população, podendo causar acidentes envolvendo veículos e bicicletas.

A coordenação do serviço é das equipes das secretarias municipais de Agropecuária e Pesca e de Meio Ambiente, que estão monitorando principalmente a Rodovia BA 698 (BR 101 X Mucuri Sede) e as pistas paralelas à Rodovia BR 101 que cortam o Município, onde o tráfego é mais intenso.

Após a apreensão, os animais são transportados para um local adequado e seguro. Os proprietários, quando identificados, são notificados e a destinação do animal dependerá de uma avaliação, caso a caso, realizada pelas secretarias responsáveis, levando em conta a Legislação Municipal vigente. Desde a sua implantação, no final do ano passado, o serviço já recolheu 65 animais.

Para o prefeito Carlos Simões, o Disque Apreensão de Animais tem a finalidade maior de preservar vidas. “Quando criei o serviço, no final do ano passado, pensei, em primeiro lugar, nas vidas que poderíamos salvar. Pois é comum nas estradas acontecerem acidentes com veículos que se chocam contra animais de grande porte, causando mortes” – argumentou o prefeito.

MINISTÉRIO PÚBLICO
A Prefeitura irá propor parceria com o Ministério Público objetivando fazer com que o dono do animal apreendido seja encaminhado ao promotor para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que, em caso de reincidência, perca a posse do animal.

Existe um entendimento por parte da Prefeitura de que alguns desses animais servem como sustento, trabalho e meio de sobrevivência de muitas famílias. Porém não justifica estarem soltos em vias públicas, visto que animais de grande porte, por força de lei, somente podem ser criados na área rural, além do perigo que podem acarretar para população.