12 de janeiro de 2023 07:00

APELO: Domicílios de Mucuri ainda não recenseados pelo IBGE devem ligar para o Disque-Censo 137

Muitos municípios do extremo sul da Bahia estão tendo prejuízos com quedas de receitas neste início de ano no FPM – Fundo de Participação dos Municípios, porque os seus moradores estão se recusando a receber no seu domicílio e também a responder às perguntas dos recenseadores do IBGE em suas casas. Os números parciais fornecidos em dezembro de 2022 pelo IBGE ao TCU – Tribunal de Contas da União, deixaram muitos municípios desesperados, pois o censo termina em 31 de janeiro de 2023, mas o número habitacional caiu em cerca de 20% na maioria dos territórios.

Diminuindo o número de habitantes, consequentemente diminui a receita da Prefeitura Municipal que não conseguirá mais pagar suas contas previstas, cuja causa, tem sido a grande recusa das pessoas em não querer se deixar a ser ‘contada’ junto ao IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No extremo sul da Bahia, os municípios de territórios mais extensos são os mais prejudicados: Itamaraju, Mucuri, Itanhém, Jucuruçu, Caravelas, Prado, Guaratinga, Belmonte e Porto Seguro.

O chefe de Gabinete e secretário Municipal de Administração de Mucuri, o advogado Robson Carlos Pereira Silva, explica que o objetivo do censo demográfico é demonstrar um grande retrato da população e das suas características socioeconômicas, necessárias para o planejamento público e privado da próxima década.  “Os resultados do Censo Demográfico têm sua relevância reforçada se considerarmos o uso destas informações e das projeções de populações que se fazem a partir deles, durante uma década, para a distribuição dos Fundos de Participação de Estados e Municípios”.

E concluiu: “Fazemos aqui nesta reta final, um apelo à população de Mucuri para que atenda bem os recenseadores ou ligue no Disque-Censo 137 para participarem do censo. Contamos com a colaboração de toda a população de Mucuri para receber o recenseador e responder ao questionário, pois o censo é importante, não apenas para identificar o número de habitantes, mas para garantia de recursos necessários para implantação de políticas públicas e serviços essenciais à população”, destacou o secretário Robson Carlos.

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo do IBGE devem ligar para o Disque-Censo 137. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 08h às 21h30. A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios. O Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 08h às 21h30. Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do seu território.