14 de novembro de 2022

Após urbanização e luz elétrica, Prefeitura está levando Água da EMBASA ao bairro 1º de Maio em Mucuri

Em Parceria com o Governo da Bahia, através da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento, a Prefeitura de Mucuri, está implantando o tão sonhado sistema de abastecimento de água do bairro 1º de Maio, na zona oeste da cidade. A expansão da rede de abastecimento de água encanada já está em execução na localidade, e beneficiará 150 famílias que antes não eram atendidas por este serviço público essencial, e muito em breve poderão contar com fornecimento de água encanada tratada e de qualidade em suas residências.

No começo do ano de 2021, logo no início da atual gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), o governo municipal levou uma melhor condição de vida aos moradores do bairro 1º de Maio, que há 9 anos viviam sobre uma área alagada e nas épocas chuvosas a situação ficava ainda pior, sem a mínima condição de tráfego de veículos.

Inicialmente o bairro 1º de Maio, na cidade de Mucuri, recebeu o mutirão de limpeza e em seguida as obras de infraestrutura urbana com aterramento das vias públicas, cujos serviços ofereceram aos moradores, pela primeira vez, desde a fundação do bairro, o direito de ir e vir com segurança, acesso rápido e fácil.

O bairro 1º de Maio foi fundado no ano de 2012, fruto de uma ocupação, em cima de uma área arenosa, adjacente de uma região de manguezal e por isso as ruas eram úmidas e em épocas chuvosas ilhavam os moradores em suas casas. Em junho de 2021, máquinas e homens concluíram os trabalhos nas 13 ruas, proporcionando a população uma melhor trafegabilidade.

As ruas e avenidas que estavam completamente abandonadas, deixavam os moradores numa situação difícil, sem poder sair de casa ou tendo que enfrentar os alagamentos. Na época as ruas do bairro receberam um aterramento apropriado, foram patroladas, depois os rolos compactadores fizeram o trabalho de compactação do solo para não comprometer todas as camadas acima.

Depois, em parceria com a COELBA – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Mucuri implantou o sistema de energia elétrica do bairro 1º de Maio, ao completar 10 anos de fundação. Onde foram instalados dezenas de postes e vários transformadores, beneficiando centenas de famílias. No dia 7 de setembro passado, o prefeito Robertinho esteve no bairro para entregar a energia elétrica aos seus moradores.

No início da noite daquela terça-feira, o prefeito Robertinho, visitou o bairro e aguardou os moradores chegarem em casa depois de mais um dia de trabalho, para entregá-los a grande novidade. Finalmente, após 10 anos de espera, além da energia elétrica, a comunidade recebeu da Prefeitura Municipal a instalação da iluminação em LED, trazendo a valorização que tanto aguardavam, marcando a mudança na vida daquelas pessoas.

Desta vez o Município de Mucuri em parceria com a EMBASA estão investindo um valor na ordem de R$ 220 mil, nas obras para extensão da rede de água encanada até o bairro 1º de Maio. A expectativa que com a chegada da água tratada na localidade, mais pessoas poderão ir morar no bairro, outros serviços também chegarão juntos, proporcionando mais conforto, comodidade e bem estar aos seus habitantes.

O gerente do escritório local da EMBASA em Mucuri, Rafael Fernandes Miguel, informou que a obra é uma parceria da Prefeitura Municipal com a EMBASA, onde o município entrou com as frentes de trabalho de escavação e reaterro, e a EMBASA com o material e a mão de obra qualificada, cuja obra deve ser concluída em no máximo 30 dias. E que o sistema de água encanada vai cobrir 100% do bairro 1º de Maio e deve alcançar cerca de 150 famílias, não só com água, mas com saúde e qualidade de vida.

Na primeira semana de novembro do ano 2020, no período das eleições municipais que naquele ano ocorreu em 15 de novembro, o atual prefeito “Robertinho” caminhou no bairro 1º de Maio em um dia de muita chuva e sentiu na pele a condição daquela gente – e, disse na ocasião, se fosse eleito que abriria as ruas do bairro e levaria a energia elétrica para os seus moradores. Não só já cumpriu as duas promessas, como o gestor também iluminou o bairro e agora está levando água potável aos seus moradores.

Skip to content