29 de novembro de 2022 12:33

Casa do Futuro em Itabatã comemora resultados com Projeto de Leitura

Em 2022, todas as sextas-feiras foram marcadas pela viagem ao mundo da leitura para crianças e jovens que participaram do Projeto de Leitura “Nossa Biblioteca” na Casa do Futuro localizada no distrito de Itabatã. No último dia 25 de novembro, a equipe celebrou o sucesso do projeto ao longo deste ano, com excelentes resultados.

“Crianças que nunca haviam lido um único livro, durante um ano, passaram a ler, e juntos ultrapassaram mais de 100 livros lidos no espaço de 5 meses. Além da leitura, tiveram encontro com 18 contadores de histórias que compartilharam suas experiências com a leitura”, avaliou o secretário de Assistência Social, Nodje Walter Neiva Diamantino.

O Projeto é voltado para os jovens inseridos no mapa de território do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, desenvolvido intersetorialmente através de uma parceria com a Secretaria de Educação e de Saúde do município de Mucuri. Com essa soma de esforços, visa identificar onde há maior concentração de crianças e domicílios em situações de privações relacionadas ao padrão de vida, a saúde, educação e trabalho, aplicando o incentivo à leitura e seus inúmeros benefícios ao desenvolvimento humano.

Inicialmente, o Projeto foi realizado com as Escolas Municipais de 1º e 2º Grau, Frei Ronaldo e Edvaldo Machado Boaventura, pela proximidade com o CRAS e a Casa do Futuro. Entretanto a equipe da Assistência Social está analisando a expansão do Projeto de Leitura.

“Findamos com a expectativa de que no próximo ano teremos mais. Fomos convidados a levar o Projeto de Leitura “Nossa Biblioteca” para outras localidades. Esperamos sensibilizar outros parceiros que nos auxiliem a expandir a biblioteca para atendermos mais crianças”, acrescentou o secretário.

Ao celebrar o ano de realização do Projeto, o Secretário Municipal de Assistência Social, Nodje Walter Neiva Diamantino agradeceu aos parceiros e colaboradores pelo empenho e aos alunos por acreditarem na ideia do Projeto, buscando aplicar a leitura como melhoria de vida.

“Em tempo, quero agradecer ao apoio do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), ao Secretário de Educação, Dalmo Costa de Souza, bem como à precursora do Projeto, a servidora Silvana Martuceli, à Coordenadora da Casa do Futuro, Ana Paula Purisco e à colaboradora Geliana Conceição de Souza. A motivação, parceria, dedicação e trabalho em equipe foi o que nos levou a atingir o objetivo final”, destacou.