01 de abril de 2022 14:37

Criança é transferida em UTI Aérea com urgência de Mucuri para Itabuna

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, transferiu uma criança de 4 anos para Itabuna em situação de urgência. O Hospital Manoel Novaes, que recebeu este paciente na tarde desta quinta-feira (30), é parte integrante da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e referência em Neonatologia de alto risco e Pediatria Cirúrgica.
A transferência ocorreu por meio de uma UTI Aérea conquistada pela Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde junto a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB). O avião pousou no Aeroporto Nelson Saldanha em Nova Viçosa e seguiu destino a Itabuna, com um médico responsável que acompanhou o trajeto junto com o paciente e um familiar.

De acordo com o relatório médico, a criança deu entrada no Hospital São José com um quadro grave febril associado a tosse, devido a situação asmática do paciente, não houve melhora e exames detectaram complicações renais. Por não possuir no HSJ a UTI pediátrica, mais indicada a pacientes que precisem de cuidados especiais, já que possui recursos adequados, tanto de pessoal, quanto tecnológico para prestar assistência completa, foi solicitada em caráter de urgência a remoção.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, explicou como foi possível realizar a transferência em tempo recorde. “O Hospital de encaminhamento é considerado um Centro de Referência Regional em atenção à saúde da mulher e da criança. E tudo foi mais fácil, porque há uma credibilidade do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa (UB) junto ao Governo do Estado, frente à Secretaria Estadual de Saúde da Bahia – SESAB. Principalmente com a preocupação de “Robertinho” diante do cuidado à vida dos nossos pacientes, o que tem sido uma orientação constante dele com a equipe de saúde”, comentou o secretário, Fernando Jardim.