03 de novembro de 2022 10:37

CTA alcança recorde histórico em quantitativo de testes realizados em Mucuri

O dia 15 de outubro marca a data nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita. Por isso, neste mês, a Secretaria de Saúde realizou ações em alusão à campanha “Outubro Verde”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção e combate à doença, no município de Mucuri. Além disso, foram mantidas as orientações da campanha “Outubro Rosa”, sobre a prevenção e tratamento ao câncer de mama.

A sífilis adquirida pode ser transmitida de uma pessoa para a outra durante o sexo sem preservativo (anal, vaginal ou oral) ou por transfusão de sangue. Já a transmissão da sífilis congênita acontece da mãe infectada para a criança durante a gestação ou no momento do parto. Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A principal forma de prevenção da doença é o uso do preservativo em todas as relações sexuais.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a transmissão e o tratamento está disponível nas unidades básicas de saúde, de forma gratuita, bem como todas as formas de orientação a população sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um relatório de todas as ações realizadas ao longo deste mês de outubro. Foram realizados entre testes rápidos de HIV, hepatite B, C e sífilis o total de 1616 exames. Entre os atendimentos nas unidades de saúde da família 04, 08, 015, a equipe do CTA também realizou atendimentos nas empresas Gigasat, Caixa Econômica Federal e Suzano Papel e Celulose com o evento SIPATR, para possíveis diagnósticos e devida orientação aos colaboradores destas.

Segundo a coordenadora do CTA, a enfermeira Sara Teles, coordenadora, a orientação do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” é que o CTA, através da Secretaria de Saúde, mantenha a constância nestas ações para oferecer informações que ampliam a capacidade de autocuidado e acesso ao diagnóstico sorológico.

Ainda de acordo com informações do CTA, muitos outros atendimentos serão realizados na campanha “Novembro Azul”. Para maiores informações, o cidadão pode procurar a equipe de saúde.