28 de janeiro de 2023 17:12

CTA de Mucuri realiza ação noturna para detecção precoce de ISTs

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou nesta sexta-feira (27), uma ação noturna no Supermercado da Praça, para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV, Sífilis e Hepatites B e C, através de testes rápidos.

Participaram da ação, a equipe de profissionais da área de saúde do município de Mucuri, como o psicólogo do CTA, Frederico Rodrigues, o farmacêutico Rodrigo Silva e a enfermeira Sara Teles. Os resultados dos testes ficam prontos em minutos, enquanto isso, a população participou de uma explicação sobre a importância de medidas preventivas como o uso de preservativos, de obter o diagnóstico precoce possibilitando maior qualidade de vida aos soros positivos, além de diminuir a incidência da transmissão do vírus.

Apenas no período vespertino e noturno, durante os atendimentos, foram realizados 244 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

A coordenadora do CTA, enfermeira Sara Teles, explica que essa ação noturna visa contemplar as pessoas que normalmente não conseguem ter acesso à Rede de Saúde em busca de atendimentos, por dificuldades de conciliar com os horários de trabalho. “Sempre realizamos os testes e atendimentos no turno noturno, e temos uma participação positiva da população, que compreende a união de todos no cuidado à saúde, principalmente os trabalhadores, que não conseguem ir à Unidade em qualquer horário”, explicou a coordenadora.

Pular para o conteúdo