21 de março de 2023 22:04

CTA itinerante realiza testes rápidos na Feira de Verdura em Mucuri

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal da Saúde, levou na manhã da última sexta-feira (17), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, para a região central do município, em que foram realizados testes rápidos para exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Para essa ação, a equipe do CTA SAE contou com apoio dos servidores da Viep – Vigilância Epidemiológica e técnicos da UBS 01, o que ampliou os atendimentos ao público que esteve presente na Feira de Verdura na manhã desta sexta. O objetivo de levar o CTA itinerante, é proporcionar maior acesso à promoção e prevenção a saúde, com orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testes rápidos gratuitamente e, consequentemente, a realização de um tratamento precoce.

Com resultados sendo entregues a cada 15 minutos, o CTA totalizou 316 testes feitos durante o período de ação itinerante na Feira. A coordenadora do CTA, a enfermeira Sara Teles, explicou a importância de proporcionar essas ações entre a comunidade. “O objetivo do CTA itinerante é levar às comunidades a conscientização do maior público possível em relação à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, através do uso de preservativos masculino e feminino. Sabemos que o HIV ainda não tem cura, mas tem tratamento disponibilizado pelo SUS, o diagnóstico precoce é essencial”, destacou a enfermeira.