10 de fevereiro de 2023 13:52

CTA realiza ação itinerante para orientação e testagens a ISTs em Mucuri

 

A equipe do CTA/SAE realizou nesta quinta-feira (09), uma ação itinerante na casa de show, mais conhecida como Bar do Guerreiro, no centro de Mucuri para ofertar serviços e orientações à população, com a presença da enfermeira Sara Teles, psicólogo Frederico Gonçalves e o farmacêutico Rodrigo Vieira.

No momento foi realizada uma educação em saúde com orientações quanto às infecções sexualmente transmissíveis, suas formas de contágio e métodos preventivos com desmistificação dos mitos acerca de tais infecções, realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, e distribuição de preservativos masculino e feminino, lubrificante íntimo e o medicamento da PreP – Profilaxia Pré-Exposição.

Esse procedimento de PreP, é o mais novo serviço implementado do CTA/SAE em Mucuri. O método farmacológico consiste no uso diário de uma combinação de medicamentos antirretrovirais para previr a infecção pelo HIV, por pessoas ainda não infectadas com o vírus. A PrEP não é para todos. Ela é indicada somente para populações mais vulneráveis ao HIV, entre elas as profissionais do sexo

Ações como essas da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especial (CTA/SAE) são de suma importância pois o preconceito aos quais estão submetidos, levam à exclusão social e à marginalização daqueles envolvidos com essa atividade.

 

Pular para o conteúdo