19 de maio de 2022 14:08

Depois de 10 anos a energia elétrica está chegando ao bairro 1º de Maio em Mucuri

Em parceria com a COELBA – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Mucuri está implantando o sistema de energia elétrica do bairro 1º de Maio, na zona oeste da cidade. No começo do ano de 2021, logo no início da atual gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), o governo municipal levou uma melhor condição de vida aos moradores do bairro 1º de Maio, que há 9 anos viviam sobre uma área alagada e nas épocas chuvosas a situação ficava ainda pior, sem a mínima condição de tráfego de veículos.

Inicialmente o bairro 1º de Maio, na cidade de Mucuri, recebeu o mutirão de limpeza e em seguida as obras de infraestrutura urbana com aterramento das vias públicas, cujos serviços ofereceram aos moradores, pela primeira vez, desde a fundação do bairro, o direito de ir e vir com segurança, acesso rápido e fácil.

O bairro 1º de Maio foi fundado no ano de 2012, fruto de uma ocupação, em cima de uma área arenosa, adjacente de uma região de manguezal e por isso as ruas eram úmidas e em épocas chuvosas ilhavam os moradores em suas casas. Em junho de 2021, máquinas e homens concluíram os trabalhos nas 13 ruas, proporcionando a população uma melhor trafegabilidade.

As ruas e avenidas que estavam completamente abandonadas, deixavam os moradores numa situação difícil, sem poder sair de casa ou tendo que enfrentar os alagamentos. Na época as ruas do bairro receberam um aterramento apropriado, foram patroladas, depois os rolos compactadores fizeram o trabalho de compactação do solo para não comprometer todas as camadas acima.

E, por fim, foi aplicada uma camada de areia grossa para pilar as ruas e para não causar lama no futuro, ou seja, a ideia foi compactar a terra para preencher vazios no solo, aumentando a capacidade de suporte do terreno. Mas em razão das últimas chuvas, atualmente a Prefeitura de Mucuri está substituindo o aterramento de algumas vias e o patrolamento está corrigindo alguns desníveis das ruas.

Agora o bairro 1º de Maio ao completar 10 anos de fundação, está recebendo a implantação da energia elétrica. Na primeira semana de novembro de 2020, das eleições municipais, o atual prefeito “Robertinho” caminhou no bairro em um dia de muita chuva e sentiu na pele a condição daquela gente – e, disse se fosse eleito que abriria as ruas do bairro e levaria a energia elétrica para os seus moradores e, o segundo compromisso já está sendo concretizado.

Os moradores do bairro 1º de Maio comemoram os resultados do início das instalações de postes de luz. Já foi iniciada a colocação de postes em todo o bairro. Estão sendo instalados dezenas de postes e vários transformadores, beneficiando centenas de famílias. Depois de muitos anos sem nenhuma solução, felizmente a atual gestão está proporcionando a realização dos sonhos dos moradores, que em parceria junto à empresa responsável para execução das obras, implanta as redes de energia e iluminação pública do bairro 1º de Maio.