DIA 14 TEM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), realizará audiência pública no dia 14 de março, às 14h, na Câmara de Vereadores. O objetivo é dar transparência à criação do Fórum Municipal de Educação (FME), convocar os interessados em compor esta instância de gestão educacional no Município e encaminhar ao Legislativo Projeto de Lei neste sentido.

A audiência é um instrumento de participação popular e legitimação das atividades da administração pública. Estão convidados a participar todos os segmentos da sociedade, profissionais da educação, alunos e pais, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ong’s e movimentos sociais organizados.

A palestrante convidada é a pedagoga Gilvânia Nascimento, membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE) e representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

IMPORTÂNCIA DO FÓRUM
Além de organizar as conferências de educação, o Fórum deve representar os mais diferentes segmentos da sociedade, ser o canal de comunicação entre a população e o poder público, coordenar a elaboração participativa do Plano Municipal de Educação e, após sua aprovação, ser o responsável pelo monitoramento de suas metas.

Segundo a especialista em Educação, Odiony Costa, os educadores de Mucuri aguardam ansiosos pela criação do FME: “Com o Fórum teremos, então, um instrumento que nos dará autonomia para cobrar a execução do Plano Municipal de Educação (PME), por exemplo”.

Para o prefeito Carlos Simões, a criação do Fórum Municipal de Educação será de grande importância para a gestão planejada da Educação. “Não dá para governar sem planejamento e, por isso, a ideia é discutir as ações com os profissionais da educação, pois são eles que estão diariamente nas escolas acompanhando as demandas nesse processo de formação dos nossos alunos”.