• Mucuri meu Amor!

26 de julho de 2018 pela

Fundamentada nos princípios pedagógicos da igualdade de condições de participação em um sistema educacional inclusivo, a Prefeitura de Mucuri implantou salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em diversas escolas do Município. Nesse ambiente, profissionais especializados elaboram e organizam recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Já possuem salas de AEE no Município as escolas Luis Eduardo Magalhães, Ismar Teixeira Guedes, Turma da Mônica, Raul Gazzinelli, Edivaldo Machado Boaventura e Gustavo da Costa Machado. Além disso, foram disponibilizados para as escolas Leonice da Fonseca e Dário Rodrigues dos Santos dois cuidadores para acompanharem e auxiliarem os trabalhos pedagógicos com um aluno com Síndrome de Down (SD) e uma aluna com Paralisia Cerebral (PC).

INCLUSÃO
“As atividades devem ser articuladas com a proposta da escola regular, embora se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum. Após um detalhado levantamento, nos preparamos e agora podemos oferecer esse serviço à nossa população. É muito gratificante poder contribuir para a inclusão educacional e social dos nossos estudantes” – explicou o prefeito Dr. Carlos Simões.

A secretária municipal de Educação, Ronilzia Guerra, lembrou que os profissionais passam por capacitações específicas. “Esses professores que fazem o atendimento dos alunos especiais semanalmente traçam planejamento com o coordenador pedagógico de sua escola, e mensalmente realizam planejamento e oficinas direcionados com a Coordenação Municipal da Educação Especial e SOE – Sistema de Orientação Educacional”.

O QUE FAZ O AEE?
– Apoia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades.
– Adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos.
– Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades).

PARA QUEM ?
– O AEE se destina a alunos com deficiência física, mental, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial e total).
– Alunos com transtornos gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da Educação Especial) também podem ser atendidos por esse serviço.

Links importantes