Em Mucuri a reciclagem de pneus preserva o meio ambiente e evita a dengue 

Ação da Prefeitura contra a dengue coleta pneus para reciclagem e fiscaliza estabelecimentos

Em Mucuri, os pneus consideráveis inservíveis recebem um destino nobre: a reciclagem, sendo destinados por exemplo, para a fabricação de asfalto. A ação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que acontece todos os dias, foi reforçada durante os dias 6 e 7 de dezembro, durante o mutirão contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Na ocasião, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, ampliou o trabalho de orientação e fiscalização junto aos proprietários das borracharias e afins.

A Prefeitura intensificou a atuação por considerar que a “conjunção de esforços proporcionará um fortalecimento na luta pela conquista de melhores condições de vida e saúde pública para a comunidade e preservação do meio ambiente”, conforme explicou a secretária de Meio Ambiente, Ivanete Luís de Assis.

Diariamente, para assegurar o descarte correto, a Prefeitura faz a coleta consciente e fiscalização. Depois de triagem, os pneus são enviados para empresas especializadas onde são reciclados e reutilizados na fabricação de asfaltos ambientalmente corretos, mais resistentes e duráveis. Um exemplo de asfalto feito por reciclagem é o asfalto teste de Itabatan.

 

“Quando não descartamos corretamente os pneus, o impacto ambiental chega a ser catastrófico”, ensinam os fiscais Ambientais Fábio dos Reis Pontes e Wagner Matos Koch.  Cada pneu não reaproveitado demora mais de 600 anos para se decompor, “além de servir também como criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus. Por isso este serviço é duplamente necessário”, pontuou o prefeito, Dr. Carlos Simões.

O recolhimento e destinação correta dos pneus para a reciclagem são importantes, também, para evitar que sejam queimados por empresas aproveitam apenas os arames.  A queima emite gases poluentes danosos para a Camada de Ozônio.

 

Prefeitura de Mucuri

#AmorJustiçaeTrabalho