27 de novembro de 2021 14:00

Ibiranhém participa da Campanha Novembro Azul com palestra sobre saúde preventiva voltada ao público masculino de Mucuri

O mês de novembro é marcado pela “Campanha Novembro Azul” que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. Numa palestra do clínico geral Neif Aniz nesta última quinta-feira (25/11), aproximadamente 60 homens do distrito de Ibiranhém trocaram informações, tiraram suas dúvidas e aprenderam um pouco mais sobre a necessidade de se cuidar.

A ação na unidade da ESF-08 (Estratégia Saúde da Família) do distrito de Ibiranhém aconteceu no início da noite, a partir das 18h, com a finalidade de facilitar a presença dos homens que trabalham no campo e na indústria sucroalcooleira em horário comercial, quando na oportunidade foram realizados aferição de pressão e glicemia, bem como solicitação de PSA (exame de sangue para antígeno prostático específico).

O secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, explica que “por entendermos a importância de facilitar o acesso desses serviços e garantir mais saúde para este grupo que muitas vezes não procura o atendimento médico, pensamos neste modelo de ação, com horário diferenciado, para ofertar diversos serviços. Melhor ainda foi poder contar com a disposição de toda equipe para que isso acontecesse”, pontuou.

A enfermeira Kíssila Saúde reforça a importância de dos homens adorarem o costume de fazer o devido acompanhamento médico e manter hábitos de vida mais saudáveis. “Estamos gratos pela aceitação de todos nessa ação, somando forças em prol da saúde. Mas cada um deve fazer sua parte e evitar outros fatores de risco, como álcool, drogas, tabagismo, hipertensão, estresse e sedentarismo”, acrescentou a enfermeira.

Ao longo do mês de novembro, todas as unidades de saúde do município de Mucuri, além dos distritos e povoados receberam ações alusivas a “Campanha Novembro Azul” e o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), além de apoiar essas ações ainda enfatiza a necessidade de que sejam contínuas nos demais meses do ano. “Queremos cuidar da nossa população e a saúde tem sido uma das nossas principais prioridades”, acrescentou o gestor.