21 de julho de 2021 17:51

Informação e acolhimento combatendo o preconceito: Mucuri envia CTA itinerante para atendimento em Taquarinha

O mês do Orgulho Gay é comemorado em junho em todo o mundo, entretanto, a Prefeitura Municipal de Mucuri além de realizar atividades de conscientização da população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade respeitosa, continua com diversas oportunidades ainda neste mês de julho, inclusive, qualificando os profissionais de saúde no atendimento na Atenção Básica.

“Afinal, o SUS é um sistema de saúde único que atende integralmente todos os públicos. E o respeito é essencial em qualquer setor”, explica Sara Teles, coordenadora do CTA. O Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, promoveu esta continuidade de informação e aconselhamento na última terça-feira (20/07), na unidade básica da Estratégia Saúde da Família (ESF-06) do distrito de Taquarinha.

Esse momento de educação permanente, visa qualificar a assistência em saúde da população LGBTQIA+, além de reforçar junto aos profissionais de saúde sobre o atendimento na Atenção Básica, como por exemplo, a importância do uso do Nome Social durante o acolhimento de transexuais e travestis nas unidades básicas de saúde, ou seja, o nome pelo qual as pessoas transgênicas preferem ser chamadas. Bem como a eliminação da LGBTfobia nos serviços de saúde e o fortalecimento de ações que promovam o respeito e a dignidade no atendimento à saúde integral.

“O atendimento precisa ser resolutivo, qualificado e humanizado, que atenda às necessidades específicas dessa população”, reforçou o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, parabenizando a equipe empenhada nessas ações.