02 de novembro de 2021 02:51

Instituto Limpa Brasil outorga o município de Mucuri com certificado Líder do Dia Mundial da Limpeza

Mucuri foi um dos municípios brasileiros a receber por meio da sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Certificado Líder do Dia Mundial da Limpeza de 2021 do Instituto Limpa Brasil, especialmente pelos últimos mutirões de limpeza das praias do seu litoral que foi uma ação que teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre os impactos do lixo na natureza.

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou o último trabalho em 18 de setembro de 2021, no Dia Mundial da Limpeza de Rios, Praias e Oceanos. O movimento é mundial e no Brasil é articulado anualmente pelo Instituto Limpa Brasil, que reúne empresas, órgãos públicos, ONGs e a sociedade em geral, para um dia inteiro dedicado à limpeza.

Sacolas plásticas, vidro, tampinhas de garrafa, muitas embalagens Pets e até pneus de veículos, foram coletados desde à divisa com o município de Nova Viçosa, até a foz do rio Mucuri. “Montamos duas equipes, uma com os profissionais da limpeza pública que iniciou o trabalho no setor nordeste e a outra com nosso pessoal do Meio Ambiente, do Turismo, Obras, Salva-vidas e pessoas da sociedade mucuriense, que fez o percurso inverso. Ao final foi totalizada uma tonelada de lixo, material que antes da destinação, foi pesado e catalogado, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ronildo Brito.

A ação foi da Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também contou com o apoio da Secretara Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Antes do mutirão houve uma articulação da Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri (SEMAM), para incluir o município na relação dos demais que fizeram parte da campanha e o fruto desta integração, foi a certificação. “Recebemos o Certificado Líder do Dia Mundial da Limpeza de 2021. Uma conquista da gestão do prefeito Roberto Figueiredo Carlos Costa “Robertinho” (DEM) e todos que fizeram parte do mutirão”, comemora o secretário Ronildo Brito.

Além de Mucuri/sede a Secretaria de Meio Ambiente coordenou um segundo mutirão de limpeza das praias em 2021, desta vez na região do balneário de Costa Dourada, que aconteceu no último dia 5 de outubro, em celebração aos 252 anos de emancipação política do município de Mucuri. Na oportunidade meia tonelada de lixo foi retirada das praias do balneário.