10 de abril de 2018 pela

Além das nove localidades do Município já anunciadas, também serão contemplados com o Internet para Todos Mucuri-Sede e Itabatã. Após ouvir os pedidos da população, o prefeito Carlos Simões esteve em Brasília reunido com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab, e conseguiu a extensão do programa – que possibilita conexão de internet banda larga a preço reduzido.

Mucuri-Sede e Itabatã juntam-se, no Termo de Adesão assinado na capital federal, a São Jorge, Ibiranhém, Taquarinha, Belo Cruzeiro, Nova Brasília, Cruzelândia, 31 de Março, Costa Dourada e Assentamento Paulo Freire.

ENTENDA COMO FUNCIONA
O Programa Internet para Todos funciona da seguinte forma: cabe à Prefeitura indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar o Termo de Adesão – que define a infraestrutura básica e as condições necessárias para a instalação dos equipamentos para prestação do serviço de internet banda larga. O Município selecionará uma área na localidade para a instalação de uma antena pela empresa de internet credenciada para prestar o serviço.

Além de garantir a segurança desse terreno, a Prefeitura também deverá arcar com as despesas de energia elétrica que a antena vai consumir. A Executivo deverá ainda encaminhar um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para isentar essa operação da cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS) de todas as atividades ligadas ao Programa, fazendo, assim, o preço pelo serviço diminuir consideravelmente.

A previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de meados deste ano as antenas que permitirão a conexão – que será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.