18 de dezembro de 2021 23:19

Itabatã recebe equipe do CTA para ação da campanha Dezembro Vermelho no CAPS AD

Dando continuidade à série de ações importantes relacionadas a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, o “Dezembro Vermelho” segue em ritmo acelerado para envolver todo município de Mucuri e comunidades à mobilização.

Nesta quinta-feira (16/12), a equipe de profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou mais um encontro com a população, desta vez, com uma grande parceria junto ao Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD), para pacientes e familiares partilharem de um momento exclusivo para aprendizagem, esclarecimento e testes rápidos.

A coordenadora do CAPS AD, Carineia Xavier Soares Sena, recepcionou a equipe de saúde, bem como os demais presentes, pacientes e familiares com saudação inicial e uma breve explicação do objetivo do encontro e o interesse da gestão em dar continuidade à campanha de forma itinerante, levando o acesso democrático a toda população a esse tipo de serviço, por exemplo.

A palestra sobre as formas de transmissão, prevenção, tratamento e acompanhamento no Sistema Único de Saúde, além de outras questões sobre HIV, ficou por conta do psicólogo do CTA, Frederico Rodrigues, enquanto os 102 testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite B) foram feitos sob os cuidados da enfermeira Sara Teles e do farmacêutico Rodrigo Silva, membros da equipe técnica do CTA.

Com os resultados dos testes rápidos em mãos, os pacientes foram orientados clinicamente pelo médico do CAPS AD, André Oliveira. Como ato concreto, foram distribuídos preservativos e panfletos educativos.

Pular para o conteúdo