06 de dezembro de 2022 20:03

Mais 20 pacientes são beneficiados com cirurgias de catarata e fila de espera diminui em Mucuri

A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma etapa das cirurgias de Catarata e Yag laser, também conhecida como limpeza de lente intraocular, indicada para em pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata e, que por algum motivo, voltaram a ficar com a visão embaçada ou opaca.

O mês de dezembro iniciou com vários atendimentos, sendo já no dia 1º, quinta-feira, 130 pacientes atendidos para cirurgia de pterígio. No sábado (03), foi a vez dos 14 pacientes para cirurgia de catarata e para o mesmo procedimento, nesta segunda-feira (05), foram atendidos mais 20 pacientes na clínica Oftalmoclinic, localizada em Teixeira de Freitas. O Yag laser, “limpeza de lente” foi feito nesta terça-feira em 10 pacientes. Todos recebendo alimentação, transporte, colírio, óculos e acompanhamento da equipe da Secretaria de Saúde.

A catarata acontece quando a lente natural do olho – chamada de Cristalino – fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro. O que alarma é a quantidade de casos, pois de acordo com institutos de pesquisa, a catarata atinge 25% dos brasileiros com mais de 50 anos, assim, as filas de espera acumulam pacientes ao longo dos anos.

Dia 28 de novembro, pacientes acompanhados pela equipe de saúde e prefeito Robertinho

Desde 2021 o governo municipal priorizou a atenção básica e a reestruturação dos serviços de saúde para a população mucuriense. Além de reformar as unidades de saúde tanto do município quanto distritos e povoados, a administração também conquistou o aumento ao número de médicos, assim como profissionais da atenção básica, que constantemente passam por capacitações para oferecer melhor atendimento aos pacientes.

Além da equipe de profissionais, o avanço na saúde ocular avançou muito através dos mutirões oftalmológicos, permitindo maior agilidade no processo de marcação de consultas na rede básica e consequentemente a redução na fila de espera.

De acordo com a Secretaria de Saúde, caso ainda hajam pacientes interessados em participar das cirurgias oftalmológicas ofertadas, estes devem procurar a Central de Regulação, munidos do encaminhamento do médico oftalmologista.