22 de dezembro de 2021 16:48

Moradores de Itabatã já podem sintonizar novos canais pelo sinal digital da TVE

A nova estação de retransmissão digital do município de Mucuri, com a TVE, já está em funcionamento também no distrito de Itabatã. Através da tecnologia digital, que permite também a recepção do sinal de TV com alta qualidade de som e imagem em aparelhos portáteis (celular, tablete, multimídias em automóveis, etc.), o usuário pode ter o acesso à informação e ao entretenimento a qualquer hora e em qualquer lugar.

O diferencial na programação é que além de ser uma emissora pública baiana, a TVE e a Rádio Educadora FM são veículos do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que integra a estrutura organizacional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por isso trazem conteúdos diversificados de jornalismo, na educação, esporte, cultura, música e programas infantis.

Consciente da necessidade dos moradores em um momento de entretenimento e informação de qualidade, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), providenciou junto a diretoria do IRDEB uma nova parceria em busca do sinal, tendo em vista que Mucuri/sede ganhou o sinal em 2020 e o distrito de Itabatã ainda não tinha as opções, obtendo, portanto, agora, a conquista do envio destes equipamentos de Salvador para Itabatã, onde foram instalados no distrito e o sinal acaba de entrar no ar.

Agora os moradores de Itabatã já podem sintonizar os novos canais na sua televisão local: 10.1 TVE HD – 10.2 EDUCA BAHIA e 10.3 RÁDIO EDUCADORA FM. Com a nova conquista, Mucuri se tornou a 4ª cidade do baixo extremo sul a receber o sinal digital da TVE, após as cidades de Teixeira de Freitas, Prado e Itamaraju.

A Programação vai desde o jornalismo a cobertura de shows, passando pelos esportes e programas infantis, educativos e culturais. Com novas parcerias sendo firmadas, a TV pública da Bahia passou recentemente a transmitir em sua grade projetos audiovisuais realizados pelas universidades públicas estaduais e federais do Estado da Bahia, além de produções internacionais.

Alguns dos destaques da grade de programação do canal são os programas voltados para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como o programa Estude em Casa, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, além do programa Hora do ENEM.

“Não é somente uma TV, o sinal digital representa um entretenimento novo em contribuição a cultura e a educação da nossa população, especialmente em favor dos habitantes de Itabatã. Isso tem um significado além da obrigação administrativa, é algo a mais. É quando a gestão pode cuidar da sua população nos pequenos detalhes, que toda família possa usufruir da programação, encontrar lazer, informação, cultura e aliar educação com diversão”, lembrou o prefeito Robertinho.