14 de dezembro de 2021 14:53

Mucuri avança na modernização urbana com instalação de lâmpadas de LED

A Prefeitura Municipal de Mucuri através da Secretaria Municipal de Transporte, Limpeza e Iluminação Pública e da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, continua avançando com as instalações de lâmpadas de LED no município de Mucuri. Trata-se de investimentos em segurança, embelezamento, valorização urbana e qualidade de vida aos cidadãos.

Iniciado há três meses, o projeto em iluminação pública LED já contemplou além da Sede, os distritos de Itabatã, Taquarinha e Ibiranhém, com a substituição das luminárias antigas por estas mais modernas, que tem consumo de energia consideravelmente reduzido em torno de 50% com relação às antigas, além de vida útil mais longa.

Logo nessa primeira ação, os efeitos já foram observados. “É uma grande mudança. Para nós que viemos aproveitar o turismo da região, é bom nos sentimos mais seguros e o ambiente fica mais bonito. Podemos ficar até mais tarde passeando pela cidade, sem medo”, comentou a enfermeira mineira, Amanda Rodrigues.

Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas e manter a iluminação da cidade como se fosse dia. Nesta segunda-feira (13/12), a extensão da Rua Almenara no bairro Aroeira recebeu a equipe que realiza a implantação das lâmpadas de LED.

De acordo com o engenheiro civil e secretário Municipal de Obras de Mucuri, Victor Augusto Souza Santos, o projeto envolve também a otimização dos sistemas de iluminação pública, que proporcionará uma redução significativa do consumo energético total, logo converterá na economia de aproximadamente 55,53% para o município de Mucuri, o que representa uma economia anual próximo a um milhão e meio de reais.

“O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), pediu que os povoados também recebessem ações da secretaria, para sanar os problemas de iluminação. Esse projeto é inovador e envolve muito estudo. A secretaria está empenhada em avançar na modernização para a vida dos mucurienses”, pontuou o secretário Victor Augusto.