11 de fevereiro de 2023 09:05

Luto Oficial em Mucuri: Morre aos 73 anos o ex-prefeito Milton Borges

Milton Borges morreu aos 73 anos e foi prefeito de Mucuri nas gestões 1997/2000 e 2005/2008.

Morreu no final da noite desta sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, um dos filhos mais queridos do município de Mucuri. O ex-prefeito Milton Borges, aos 73 anos, faleceu no Hospital Evangélico, de Vila Velha, cidade da região metropolitana de Vitória – ES. Ele estava internado na unidade desde a última terça-feira (07/02), quando deu entrada naquele hospital para fazer uma cirurgia em uma das pernas para a retirada de um lipossarcoma, que se trata de um tumor raro que se inicia no tecido gorduroso do corpo, mas que pode facilmente se espalhar para outras partes moles, como os músculos e a pele.

O ex-prefeito Milton Borges reagiu bem ao procedimento cirúrgico e vinha se recuperando bem, mas nesta sexta-feira (10), Milton Borges que era vascularizado e diabético, não resistiu a uma hemorragia por consequência da cirurgia anterior e faleceu. O velório de Milton Borges se realiza no Plenário da Câmara Municipal de Mucuri, a partir das 16h deste sábado (11) e o sepultamento está marcado para às 15h deste domingo, dia 12 de fevereiro.

Homenagens

O filho mais velho do ex-prefeito, Junior Borges, presidente do conselho administrativo da Rádio Abrolhos FM de Mucuri, disse que a morte do pai foi uma surpresa muito grande, pois ele estava se recuperando muito bem da cirurgia e já havia uma expectativa dele obter alta para este próximo domingo. “Estamos todos muito machucados com o falecimento do meu pai, mas sabemos que ele só fez o bem e que deixou um legado extraordinário tanto como cidadão quanto como político e, que as boas lembranças deixadas por esse grande homem público, sirvam de conforto para todos nós da família”, lamentou Junior Borges.

O outro filho do ex-prefeito, Beto Borges que herdou o capital político do pai, tendo sido vereador do município de Mucuri e candidato a prefeito nas últimas eleições municipais de 2020, disse que o falecimento do pai, foi a notícia mais triste da sua vida e que se sente desolado. “A morte do nosso pai está doendo demais. Não esperávamos por esta notícia, ele estava tão bem e, de repetente a notícia de uma hemorragia que veio praticamente na companhia da informação da sua morte. O que nos deixa mais confortável é o abraço dos amigos, é saber do tamanho da sua memória e do quanto ele era querido, isso é que nos serve de força para superar tão irreparável perda”, pranteou Beto Borges.

Milton Borges com um dos seus filhos Beto Borges.

O atual prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), patrono da candidatura vitoriosa de Milton Borges em 1996, decretou luto oficial no município por três dias e expressou sua manifestação do mais profundo respeito, rogando à Deus que traga conforto aos corações enlutados. “Lamentamos profundamente o falecimento de Milton Borges, ex-prefeito do município de Mucuri. Expressamos os nossos sentimentos e desejamos que Deus conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor irreparável. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos os seus familiares e amigos, prevalecendo o amor de Deus sobre todas as coisas para que este cidadão mucuriense tão querido, descanse em paz”, disse Robertinho.

O presidente da Câmara Municipal de Mucuri, o vereador Alexandre Deolinda Seixas, “Xandão Seixas” (PSC), destacou o legado deixado por Milton Borges, pelos seus serviços prestados ao município. “Lamentamos o falecimento deste homem que deu sua grande parcela de contribuição ao município de Mucuri, nas duas oportunidades que teve de administrar esta terra. Portanto, merece que façamos uma justa homenagem póstuma ao ex-prefeito Milton Borges, dando-se o devido reconhecimento a sua história pública em tributo à família enlutada”, destacou o presidente Xandão Seixas.

Quem foi Milton Borges

Aos 73 anos, Milton José Fonseca Borges faleceu deixando uma história política singular no território de Mucuri. Apesar de sempre ter sido um homem sisudo, sistemático, de poucas palavras, mantinha uma retidão admirável no seu perfil de “homem de palavra”, honrado, direito nos seus compromissos e respeitador ao extremo. Sua morte pegou todos de surpresa na região, especialmente no município de Mucuri, além de muita comoção e tristeza com a notícia surgida.

Milton Borges iniciou sua vida política no município de Mucuri ao se eleger vereador para a legislatura 1993/1996. Se elegeu prefeito para gestão 1997/2000 e retornou a ser prefeito para o mandato 2005/2008 – e, em 2018, chegou a ser candidato a deputado estadual pelo então PMDB. Dentre seus feitos como prefeito do município de Mucuri por duas gestões, está a valorização profissional do servidor público, especialmente da educação, tanto que entrou para a história em ter sido o primeiro prefeito do município a implantar uma unidade de ensino superior de forma gratuita para os habitantes, com prioridade para os profissionais da rede municipal de ensino.

Milton José Fonseca Borges nasceu no dia 5 de outubro de 1949, no distrito de Ibiranhém, no município de Mucuri. Era filho de um casal de produtores rurais de Ibiranhém: Maurício da Cunha Borges e Leonice Fonseca Borges. Mas toda sua vida foi radicada no povoado de Cruzelândia, onde mantinha suas propriedades rurais. Milton Borges deixa enlutada a esposa Anita Barros Borges, com quem foi casado por 44 anos, até que a morte veio os separar. Milton Borges deixou três filhos: Junior Borges, Beto Borges e Leonice Barros Borges Schneider. Deixou também 5 netos: Felipe, Manuela, Laura, Théo e Ana.