01 de abril de 2022 03:02

Mucuri é o segundo município a implantar Profilaxia Pré-exposição (PrEP) ao HIV no Extremo Sul da Bahia

Distantes aproximadamente 320 quilômetros, porém, bastante próximas em perspectiva de futuro, Mucuri e Porto Seguro conquistam o feito inédito de serem os únicos municípios do Extremo Sul da Bahia a ofertarem o acompanhamento e apoio através do PrEP.

O Centro de Testagem e Aconselhamento junto ao Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), realizam desde fevereiro deste ano, os atendimentos humanizados ao público que apresenta maior situação de vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV.

O PrEP é uma profilaxia de Pré-Exposição de Risco a infecção pelo HIV e consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais, antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável. Um único comprimido tomado diariamente, impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo.

Tendo como base a importância dessa ferramenta para o apoio aos cidadãos e atendimento digno, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de suas equipes do CTA/SAE de Mucuri, está abordando para participar dessa ação: os gays e homossexuais, travestis e transexuais, trabalhadores(as) do sexo, casais sorodiferentes que são aqueles em que uma das partes já tem o diagnóstico do HIV e a outra não, mas que tem relações sem o uso do preservativo ou tem usado a PEP repetidamente ou ainda, que apresentem infecções sexualmente transmissíveis (IST).

As pessoas que estiverem dentro destes critérios poderão procurar o CTA/SAE Mucuri localizado na rua Rondônia nº 380, Centro de Itabatã, onde a equipe multiprofissional está de prontidão para um atendimento completo e acolhedor, com médicos, farmacêutico, enfermeira e psicólogo.

Essa iniciativa está sendo celebrada por toda comunidade da saúde pública do município de Mucuri, pois as populações vulneráveis são as principais beneficiadas, já que as infecções sexualmente transmissíveis estão em alta incidência e a prevenção é a chave para o combate.

“O principal objetivo das nossas ações é remover barreiras e simplificar o acesso ao SUS pelas populações mais vulneráveis ao HIV. O Projeto PrEP deve estar onde estão as pessoas que precisam. Nossa função é facilitar o acesso às ferramentas essenciais, sendo que o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) se preocupa com todos, sem distinção”, pontuou o secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico, Fernando Jardim.