18 de agosto de 2021 22:18

Mucuri elege o seu novo Conselho Municipal de Política Cultural

O município de Mucuri elegeu o seu novo CMPC – Conselho Municipal de Política Cultural que possui o papel por meio dos seus conselheiros, promover a contribuição para a política pública de cultura; a aprovação dos planos de desenvolvimento setoriais e territoriais de cultura; a manifestação sobre a desapropriação de bens culturais que devem ficar sob a administração direta ou indireta do município; e, de modo deliberativo, a decisão quanto à proteção e tombamento dos bens culturais materiais e registros especiais de bens culturais imateriais do município.

A reunião ordinária aconteceu no auditório do gabinete do prefeito municipal, na Rua Ruy Barbosa nº 18, no centro de Mucuri, que marcou a eleição e posse dos membros titulares do Conselho Municipal de Política Cultural, ligado à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Participaram do encontro as representações de setores estratégicos da Cultura local, como música secular e gospel, dança, artesanato, associações e produtores culturais. Além da eleição dos membros do CMPC foi feito um amplo debate sobre a necessidade de uma maior integração entre todos os diversos setores culturais e a necessidade de resgate de muitas tradições que estão sendo esquecidas ao longo dos anos.

O radialista Ilmar Lopes Gonçalves, o “Mazola”, servidor da SMTC – Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, foi eleito presidente por aclamação, enquanto a cantora gospel Katiane Aparecida ficou na suplência da presidência. A educadora Jacqueline da Silva Barbosa foi eleita para a Secretaria Geral e a incentivadora cultural Kênia Brito Moraes foi aclamada suplente.

A secretária Municipal de Turismo e Cultura, Luzinete Souto de Souza, ressaltou a importância da efetivação do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e ratificou a sua finalidade para implementação da política cultural em Mucuri. “Assumi esta secretaria com enormes deficiências, falta de quase tudo, sem documentos, acervos e tivemos que começar praticamente do zero. É uma alegria presenciar a união de tantas pessoas envolvidas com a nossa cultura e isso só reforça a importância de estarmos firmes e com o mesmo propósito”, observou.

No discurso de posse no último dia 16 de agosto, o radialista Ilmar Lopes Gonçalves, o “Mazola” agradeceu a confiança e reafirmou o seu compromisso com os mais diversos organismos culturais, no amparo dos artistas e incentivos à política cultural municipal. “Ser representante da sociedade civil dentro do conselho é ter a responsabilidade de levar as demandas do segmento para serem dialogadas no âmbito do Conselho, para além disso ser conselheiro de cultura é ter como papel acompanhar, discutir e propor o andamento das políticas públicas de cultura, principalmente pelo segmento ou território que fazemos parte. Mucuri é uma cidade rica de traços culturais, que precisam ser resgatados. Vou me esforçar muito para deixar minha contribuição com todos vocês”, celebrou Mazola.

Auxílio Emergencial

Ainda segundo a secretária municipal Luzinete Souto, uma das primeiras ações do CMPC “será instrumentalizar uma comissão, para fazer o cadastramento dos artistas e demais setores culturais locais, que têm direito ao auxílio emergencial baseado na Lei Aldir Blanc”, que prevê pagamento de até R$ 3 mil para a pessoa envolvida comprovadamente com a arte e cultura, prejudicada durante este período da pandemia da Covid-19. “O cadastro será feito em todas as localidades do município de Mucuri”, assegura a secretária.