04 de fevereiro de 2022 23:12

Mucuri ocupa o 2º lugar no alcance dos indicadores por desempenho do Previne Brasil

Com a nota final 8,59 no 3º quadrimestre de 2021, o município de Mucuri se mantém com a 2ª melhor nota no ranking de municípios do Extremo Sul da Bahia e com esse resultado viabiliza 98,7% de repasse financeiro do Pagamento por Desempenho que será destinado à Atenção Primária a Saúde.

O Programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979/19, modifica o modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde (APS) e cria mecanismos que induzem a responsabilização dos gestores e profissionais de saúde pelas pessoas que assistem. Assim, o Programa tem como princípio, a estruturação dos serviços e a organização dos processos de trabalho das equipes de saúde, para melhor atender a população que assistem.

Dentre estes mecanismos, está o Pagamento por Desempenho, que é o repasse financeiro para o município, baseado no resultado dos 07 indicadores definidos pelo Ministério da Saúde, contemplando ações que atendam desde a saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança a situações de condições crônicas.

A apuração dos dados é obtida através de uma análise feita da produção das Equipes de saúde da Família no SISAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) e, a verificação destes indicadores, permite avaliar o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas equipes à comunidade.

O alcance deste objetivo são méritos das equipes de Saúde da Família que não mediram esforços para implementar melhorias nas ações e atendimentos prestados à comunidade.

Com esse resultado, o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim parabeniza às equipes de Saúde da Família pelo resultado que mais uma vez eleva o nome de Mucuri e da saúde pública da região. “Ao analisar os números, percebemos que o município vem aumentando o alcance da expectativa, com isso, estamos mais próximos do primeiro lugar. Independente da posição neste ranking, buscamos atingir a excelência e a totalidade de cidadãos atendidos e satisfeitos com o serviço ofertado”, acrescentou o secretário.