28 de julho de 2022

Mucuri participa da 1ª Feira Agroambiental e conquista Moto 0-KM para a Agricultura

O CONSTRUIR – Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia, sediou nesta quarta-feira (27/07), na sua sede regional em Teixeira de Freitas, a 1ª Feira Agroambiental, com o tema: “O futuro que queremos construir” que reuniu os 13 municípios do baixo extremo sul baiano, inclusive com a realização de um concurso em que foram expostos os projetos que concorreram ao “Prêmio Construir de Meio Ambiente”.

O município de Mucuri participou com um projeto sobre reciclagem do lixo eletrônico e levou vários servidores à 1ª Feira Agroambiental em Teixeira de Freitas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, participou do evento com os biólogos Sandro Akhenaton Sulz Barros Barbosa e Ivanete Luiz de Assis, e com o fiscal de preservação ambiental Wagner de Matos Kock e a professora de educação ambiental Kátia Aparecida Amaral Rezende Neves, além da participação do diretor municipal Elmário Pereira de Almeida, o “Zú” e sua equipe da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) também participou do evento e disse que a Feira Agroambiental tem uma grande importância, pois, elimina o atravessador na comercialização dos produtos, alimentos orgânicos, in natura ou processados, produzidos pelos pequenos agricultores familiares oriundos de acampamentos, garantindo o comércio direto e um preço justo. É também um espaço de troca de conhecimentos e o encontro de saberes e sabores entre técnicos ambientais, agricultores e consumidores, possibilitando a criação de redes solidárias e colaborativas.

O presidente do Consorcio CONSTRUIR e prefeito do município de Vereda, Manrick Gregório Prates Teixeira, participou do evento e promoveu a entrega dos kits produtivos para os municípios da região, numa parceria do Consórcio CONSTRIR com a CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da SDR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia.

O município de Mucuri recebeu uma Moto Honda Bros 160 Cilindradas, emplacada, com seguro de furto e roubo, plotada e com dois capacetes, além de um Tablet com GPS integrado, que vão beneficiar 80 famílias, divididas em dois grupos de produção. O município entra com dois técnicos para atender as famílias da agricultura familiar, um para trabalhar na orientação técnica para o sistema produtivo de mandioca e o outro no sistema produtivo de leite.

Por meio de parceria firmada com o município de Mucuri, o Governo do Estado através da Consórcio CONSTRUIR deve entregar às associações de agricultores contempladas, no próximo mês de agosto, outros kits, tais quais: 80 analises química/física de solo para avaliação de fertilidade; 1.600 sacos de corretivo de fertilidade do Solo (calcário) saco de 50 Kg; 20 mil mudas de mandioca; dois Kits de irrigação; um resfriador com capacidade para 2 mil litros; uma máquina forrageira com reboque; 200 colmeias padrão langsthoth montada e 20 Kits de produção.

Skip to content