30 de maio de 2022 15:32

Mucuri participa do Encontro de Gestores do Turismo em Ilhéus

Representado pela secretária Municipal de Turismo e Cultura, Luzinete Souto, o município de Mucuri marcou presença no Encontro dos Gestores Municipais de Turismo do Estado da Bahia em Ilhéus – Gestur 2022. Evento inédito no Brasil, que reuniu gestores e operadores de turismo nos dias 26, 27 e 28 de maio no Centro de Convenções.

A iniciativa visa ampliar o debate para fortalecer o projeto de recuperação das atividades econômicas nas 13 regiões turísticas da Bahia, com programação especial, que incluiu debates, conferências e palestras. Um dos palestrantes do evento foi o professor e consultor colombiano na área de gestão pública, Jorge Melguizo, que apresentou o estudo de caso sobre a cidade de Medellín, considerada por décadas uma das mais violentas do mundo, com título “A transformação de um destino através da potencialização da educação e cultura”.

A Bahia é dividida em 13 regiões turísticas, credenciadas dentro do mapa turístico do país, sendo elas Baía de Todos os Santos; Caminhos do Jiquiriçá; Caminhos do Sudoeste, Caminhos do Sertão; Caminhos do Oeste; Costa dos Coqueiros; Costa do Cacau; Costa do Descobrimento; Costa das Baleias; Chapada Diamantina; Lagos do São Francisco; Caminhos do Oeste e Salvador.

Jorge Ávila, idealizador e organizador do evento; Fábio Cavalcante Júnior, secretário de turismo de Ilhéus; Vilmar Araújo dos Santos Júnior, presidente da Câmara técnica da Costa das Baleias, secretários municipais e empresários de turismo da Costa das Baleias.

Além dos secretários de turismo dos 128 municípios turísticos baianos, 16 coordenadores da Câmara Técnica de Turismo, presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo, parceiros como o Sebrae, Bahiatursa e operadores de turismo, vale destacar o empenho dos representantes do Extremo Sul, que participaram também através das cidades que compõem a região da Costa das Baleias.

Para a secretária Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri, Luzinete Souto, esse foi um evento importante para se discutir e planejar o turismo no pós-pandemia, fomentando o desenvolvimento local onde o turismo é basicamente a principal atividade econômica.

“O Gestur 2022, trouxe um aprendizado incrível e só destacou a potencialidade da nossa região. O tema ‘Destinos turísticos, novas atitudes!’, trabalhado através das palestras e diálogos, permitiu uma reflexão aos nossos representantes, que já estão adaptando para a realidade da nossa região. O que significa que há muita novidade por vir”, comentou Luzinete Souto, secretária Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri.

No espaço, as cidades que compõem a Costa das Baleias se reuniram e montaram um stand para apresentar ao público presente alguns traços históricos e culturais, com as belezas naturais dessa zona turística do estado.