18 de maio de 2022 16:05

18 de Maio: Mucuri realiza Campanha “Faça Bonito” com ações de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

No mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social com as equipes do CRAS e CREAS vêm realizando diversas ações de conscientização e sensibilização da população. A ação visa sensibilizar, conscientizar e alertar sobre a necessidade de combater esse tipo de crime, bem como incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infanto-juvenil.

O dia 18 de maio foi estabelecido em lei como data de referência Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E a Secretaria Municipal de Assistência Social focada na importância dessa data, numa parceria com as Secretarias de Saúde e Educação reforçaram apoio à causa. Palestras, rodas de conversa e momentos lúdicos aconteceram em todas as Escolas Municipais, abrigo institucional, Associação Comunitária Golfinho e Lar dos Idosos, sempre chamando atenção para a importância da Campanha.

Na terça-feira (17), o Dia D aconteceu em Mucuri, com atividades durante todo o dia. Seguido por Itabatã, nesta quarta-feira (18) na Escola Municipal Frei Ronaldo e finalizando as ações mais intensas em Taquarinha nesta quinta-feira (19). Entretanto, outras mobilizações serão desenvolvidas ao longo dos dias, como palestras e momentos de discussão sobre prevenir atos violentos, sinais demonstrados por abusadores e locais de denúncia e apoio às vítimas.

Participaram também das atividades neste Dia D, os conselheiros tutelares, equipe da educação, saúde e assistência social, junto ao secretário Nodje Valter Neiva Diamantino, que ainda conclamou a sociedade para aderir à Campanha.

“É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual e queremos transmitir essa mensagem para toda a sociedade, afinal, é também uma responsabilidade de todos a segurança e bem-estar das nossas crianças e adolescentes, o futuro do nosso país”, comentou o secretário Nodje Valter.