11 de agosto de 2021 15:15

Mucuri se prepara para 8ª Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 25 e 26 de Agosto

A Prefeitura Municipal de Mucuri está convidando toda à população a participar das pré-conferências públicas de Assistência Social que estão ocorrendo desde o último dia 09 e as plenárias seguem até o dia 19 de agosto. Elas acontecem em preparativos ao grande evento da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade de Mucuri.

A realização é da Prefeitura de Mucuri, por meio da SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social e do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social. São 16 pré-conferências que estão sendo realizadas no município de Mucuri, objetivando discutir sobre os eixos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social e contemplam as unidades de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também as unidades de Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) com o papel preparatório para a 8ª Conferência Municipal.

A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mucuri que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, traz este ano, o seguinte tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, com a finalidade de debater, refletir e deliberar junto à comunidade mucuriense acerca da conjuntura da política de Assistência Social em nível municipal, estadual e federal.

Conforme a secretária Municipal de Assistência Social de Mucuri, a advogada Vanessa Porto Figueiredo, a metodologia para realização das Pré-Conferências, é o estabelecimento das atribuições e divisão de tarefas que propiciem a participação democrática e, especialmente, o envolvimento dos usuários atendidos pela rede socioassistencial e preconizam as conferências como instância que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, bem como a participação social de forma organizada para a efetivação das ações do SUAS.

“Realizar uma Conferência não é uma ação isolada dentro da Assistência Social, é o resultado de um processo de diálogo e um espaço democrático em nível de gestão pública. Partindo desse princípio, consideramos que a participação popular e o envolvimento dos usuários do SUAS são fundamentais para que as conferências exerçam seu papel e cumpram com seus objetivos legais, através da mobilização da população. O papel da Conferência Municipal é difundir as atribuições sob a ciência do compromisso de contribuir para o cumprimento de um processo democrático com vistas à consolidação da Política Municipal de Assistência Social, bem como imbuídos da importância e responsabilidade de fomentar as discussões a serem priorizadas na agenda municipal”, destacou a secretária Vanessa Porto.