22 de junho de 2022 11:39

Mucuri sediará oficina participativa para elaboração do plano municipal de conservação e recuperação da Mata Atlântica

A cidade de Mucuri vai sediar nesta sexta-feira (24/06), a partir das 09h, no Plenário da Câmara Municipal, a 1ª Oficina Participativa Planos da Mata. O evento faz parte do cronograma de ações desenvolvidas em toda a região, com foco na criação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. O projeto atende a Lei nº 11.428/06 (Lei da Mata Atlântica) que em seu Artigo 38, dispõe sobre os benefícios da implantação do plano em cada município, visando a recuperação e conservação da Mata Atlântica.

A oficina participativa de PMMA em Mucuri, que será aberta ao público, faz parte do projeto “Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica no Sul e Extremo Sul da Bahia”. Ele é executado pelo SOS Mata Atlântica, em parceria com a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Mio Ambiente, Movimento Pró Rios Todos os Santos e Mucuri, empresa Engeovales e Suzano.

Conforme o engenheiro hídrico Luan Viana dos Santos, da empresa Engeovales e coordenador geral PMMA Mucuri, por iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto Planos da Mata foi lançado em março de 2021, visando a construção participativa dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) em 33 municípios de atuação da empresa Suzano, parceira do projeto, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. E até agora já foram realizadas ações voltadas à capacitação dos atores locais para realização do PMMA, além da seleção das organizações da sociedade civil locais e regionais que conduzirão o processo nestes municípios.

De acordo com a engenheira hídrica Mayra Soares Santos, do Movimento Pró Rios e coordenadora de Comunicação Social da PMMA Mucuri, a partir da elaboração dos PMMAs, a expectativa é contribuir para a conservação, restauração e uso sustentável do bioma Mata Atlântica em nível local, estimulando planejamento integrado para áreas protegidas, arborização urbana, adequação ambiental de propriedades rurais e práticas agrícolas mais sustentáveis, considerando as mudanças climáticas para definição de medidas que cooperem para manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, ajudando às pessoas a se adaptarem a uma nova realidade climática.

Segundo o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, o município passará, ao longo dos próximos 12 meses, pela revisão do PMMA, um importante instrumento de gestão ambiental. Segundo o secretário Ronildo Brito, a participação da sociedade neste processo é essencial para que juntos possam avaliar os impactos causados pela primeira versão do plano e implementar melhorias para os próximos anos. E reforça o convite a todos da sociedade civil para esta sexta-feira (24), a partir das 09h da manhã, no plenário da Câmara Municipal de Mucuri, participarem da 1ª Oficina Participativa Planos da Mata.