25 de julho de 2022 12:59

Município de Mucuri prestigia Jubileu de Diamante da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas

A Catedral São Pedro recebeu neste sábado (23), membros do clero, autoridades políticas e comunidade de religiosos consagrados e leigos para celebrar o Jubileu de Diamante da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas. O bispo diocesano, dom Jailton de Oliveira Lino, acolheu o cardeal, Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil que presidiu a Missa, com a participação de párocos das paróquias da Diocese.

Desde o dia 18 de julho de 2021, a Diocese está vivenciando o Ano Jubilar em preparação para celebrar os 60 anos de evangelização. A Missa de Abertura ocorreu na Paróquia São José Operário na cidade de Teixeira de Freitas e a Missa de Encerramento na Catedral São Pedro, marcando a união do povo de Deus ao longo desses 60 anos de criação da Diocese no Extremo Sul da Bahia, perseverando nas atividades religiosas de fé e devoção.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), participou da celebração, além do o advogado Robson Carlos Pereira Silva, chefe de gabinete, e fiéis da paróquia São José que acompanharam o padre Raul Felipe Alves da Silva Nascimento.

Para o prefeito Robertinho, é importante prestigiar não somente a história religiosa, como também toda tradição que é mantida até os dias atuais. “São 60 anos de compromisso com a fé, com a igreja e com a região. A criação da Diocese trouxe muito crescimento e com isso, muita responsabilidade também. Vendo esse povo forte reunido hoje, percebemos o quão firme tem sido o catolicismo e é preciso respeitar, reconhecer e valorizar tudo isso”, comentou o prefeito Robertinho.

Criação da Diocese

Criada pela sua Santidade o Papa João XXIII, pela bula pontifícia “Omnium Eclesiarum”, datada de 21 de julho de 1962, à época o primeiro bispo foi Dom Frei Filipe Tiago Broers e desde então outros dois bispos assumiram a liderança da diocese até a chegada de Dom Jailton Lino, com o lema da ordenação: “Avancem para águas mais profundas” (Lucas 5,4), que também se tornou o lema do Jubileu de Diamante.