23 de fevereiro de 2023 14:03

Município recebe 100 mil foliões no Carnaval e o fluxo de visitantes significou um aquecimento de R$ 25 milhões na economia de Mucuri

O Carnaval de Mucuri nunca recebeu tantos turistas como neste evento de 2023. No total, neste período o município foi visitado por cerca de 100 mil foliões de várias regiões do Brasil. O número é de 48% superior aos de 2020, 2021 e 2022. O fluxo de visitantes significou um impacto de R$ 25 milhões na economia do município de Mucuri, valor que superou os carnavais de todos os tempos. Os hotéis atingiram 98,5% dos leitos ocupados, contra 91,5% em 2022. A permanência foi de aproximadamente 6 dias no município. Somente os 1.200 leitos da rede hoteleira de Mucuri movimentou cerca de 4,1 milhões.

Conforme o Departamento de Hotéis e Pousadas da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Mucuri, cada pessoa que visitou a cidade e seus balneários neste carnaval consumiu no município um valor mínimo de R$ 183,00 por dia, estimando-se mais uma movimentação de 18,3 milhões. Sem contar com os investimentos públicos, planejamento e aquisições privadas dos hotéis, pousadas, restaurantes, lojas, supermercados, cervejarias, ambulantes, seguranças, costureiras, produtores, garçons, técnicos de som e luz, eletricistas, funcionários de hotéis, bares, barraqueiros, músicos, motoristas, veículos e inúmeras outras espécies de empresas envolvidas direta e indiretamente na festa.

O diretor do Departamento de Hotéis e Pousadas da ACE, Paulo André, que também é o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Mucuri, disse que o turismo é sem dúvida um dos mais importantes segmentos da nossa economia e, grande gerador de emprego e renda. “A nossa folia tem uma importância fundamental para o nosso turismo. Pois, a economia do Carnaval e seus impostos gerados têm um aspecto democrático e importante na distribuição de renda, contribuindo no aumento de receita dos segmentos. Além de levar alegria a milhares de pessoas, nosso Carnaval gera emprego e renda a várias pessoas mais necessitadas, que tem nele uma receita capaz de ter parte do sustento financeiro durante o ano todo. Só temos que agradecer a nova dinâmica que o prefeito Robertinho vem proporcionado ao nosso aquecimento turístico”, destacou o presidente Paulo André.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), na manhã desta quinta-feira (23/02), ao fazer um balanço da festa, divulgou uma nota de agradecimento em suas redes sociais. “Esse Carnaval foi de arrepiar!  Foi um misto de ansiedade e superação de expectativas na retomada dos bons tempos do Carnaval de Mucuri. Conseguimos reunir pessoas de várias partes do Brasil em uma grande celebração, divulgando nosso município de várias formas antes e durante os dias de festa. Os trabalhos impactaram diretamente os nossos visitantes. A nossa festa de 2023 ficará na história e na memória de todos vocês que viveram nesses dias de festa. Planejamos tudo com muito cuidado e atenção para sair da melhor maneira possível”, celebrou o prefeito.

E acrescentou Robertinho: “Quero agradecer a todos servidores da Prefeitura Municipal que fizeram um trabalho lindo, aos profissionais da Imprensa, os Blogueiros, a Polícia Militar, a CAEMA, CIPPA, PETO, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Salva-Vidas, Seguranças, nosso pessoal da limpeza, Barraqueiros, Ambulantes e a todos que contribuíram para a beleza e a grandeza do nosso Carnaval. Agradeço também aos mucurienses, aos blocos e turistas que deram um show nas avenidas e na Arena Praia da Barra, com muito amor, paz e alegria.  Deixo aqui um até logo, porque 2024 chega rapidinho e quero todos de volta ao nosso Mucuri para juntos fazermos uma festa ainda melhor”, festejou o prefeito Robertinho.

O carnaval de Mucuri foi marcado pela alegria, pela folia, pela paz e total tranquilidade nos 5 dias de evento, que registrou recordes de públicos na Arena Praia da Barra, a exemplo do sábado que houve um público estimado em 35 mil pessoas. A diversidade musical e a tranquilidade foram os destaques dessa edição do Carnaval que reuniu grandes nomes da música. Se apresentaram na Arena Praia da Barra artistas como Larissa Marques, Trem Bala, Dj Sandes e Dj Dutreze, Zé Paulo, Kevi Jonny e Jarley & Banda, MC Rogerinho, Banda Guig Ghetto, Tribo de Jah e Banda Lordão. Além das bandas locais Di Maria, Frenesi e Vibração. E para encerrar as festividades momescas na terça-feira de Carnaval, se apresentaram os cantores Tays Reis e MC Biel que colocaram todos para sair do chão. As bandas mucurienses Thaygos Dan e Cia do Luxo fizeram as honras de abrir e fechar com chave de ouro a última noite de festa.