6 de dezembro de 2017 pela

Da parceria firmada entre a Prefeitura de Mucuri com o 18º Grupamento de Bombeiros Militar (18º GBM), de Teixeira de Freitas, Defesa Civil e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), termina nesta terça-feira (5) o curso intensivo de capacitação dos guarda-vidas, que já começaram a trabalhar nas praias de Mucuri.

Os participantes foram selecionados mediante teste de aptidão física e exames médicos. O curso teve início dia 17 de novembro e se estendeu até aqui, com aulas teóricas e práticas, com muitas simulações de salvamento. Os guarda-vidas receberam orientações sobre a praia de Mucuri e utilização de equipamentos de salvamento, primeiros socorros e práticas técnicas de abordagem e resgate de vítimas.

Depois da última etapa de treinamento, está previsto para o final da tarde desta terça o ato de entrega dos certificados de conclusão do  aprendizado.

O curso intensivo de capacitação dos 39 guarda-vidas de Mucuri contou com o brilhante trabalho dos agentes do 18º GBM, como o subtenente João Batista dos Santos, sargento Jamildo Vilas Boas e cabo Jony Luís Nascimento Amorim. Atuaram no apoio as equipes do Samu (Alcio, Claudia, Felipe, Natal, Luzinete, Vânia, Josele, Marcos, Azenide e Lelyanne) e das Secretarias de Saúde e Turismo. No acompanhamento dos trabalhos, a coordenadora municipal de Defesa Civil, Lucia Almeida.

A MISSÃO DO GUARDA-VIDAS

O trabalho dos guarda-vidas é item de primeira necessidade nas praias, para garantir a segurança dos banhistas e de seus familiares. Entre as muitas atribuições, os guarda-vidas orientam as pessoas a não nadarem depois de ingerirem bebida alcoólica e entrarem na água uma hora após a última refeição, a fim de evitar câimbra. A recomendação é a de que permaneçam na água até a altura do umbigo, nadar em local que tenha a presença do guarda-vidas, evitar o banho com a maré alta e entrar no mar sempre em grupo. Criança não pode ficar no mar sem a supervisão constante de um adulto.

Algumas dicas:

– Água no umbigo, sinal de perigo!

– Ao chegar à praia com criança, procure ficar perto dos salva-vidas. Reforce à criança os riscos de entrar no mar sozinha e não a perca de vista. Mostre um ponto de referência de fácil localização, para que ela possa se situar caso se distancie. Porém, lembre-se de que a criança deve ficar constantemente sob a supervisão de um adulto.

– Caso encontre alguma criança perdida, leve-a ao posto de guarda-vidas ou outra autoridade competente;

– Evite entrar no mar quando ingerir bebidas alcoólicas e logo após as refeições;

– Não nade próximo às bandeiras de sinalização que indicam ‘PERIGO’ no mar;

– Evite tomar banho e nadar onde houver valas e buracos;

– Próximo aos espigões, mantenha distância das pedras, evite nadar e não se afaste das margens.

– Evite o uso de boias e outros objetos flutuantes, pois eles transmitem a sensação de uma falsa segurança e podem arrastar você para áreas mais profundas e perigosas;

– Não simule afogamentos. Além de causar pânico nas pessoas, isso desvia a atenção dos guarda-vidas de um possível afogamento real;

– Mantenha as praias limpas.

FONTE: ASCOM – PREF. M. MUCURI