No Dia Nacional da Assistência Social a população de Mucuri reconhece a qualidade nos atendimentos

Hoje, 07 de Dezembro é Dia Nacional da Assistência Social. Em Mucuri, os cidadãos reconhecem a importância dos serviços prestados, principalmente no setor do CadÚnico, que já estava atuante na sede e foi estruturado em Itabatã, deixando o município com duas equipes ativas. O atendimento é considerado “excelente, pois todos atendem muito bem”, conforme conta a moradora do Bairro Jardim Madureira, Maria da Penha de Souza.

O CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), permite ao governo fazer um levantamento do perfil das famílias de menor renda para designar benefícios, como por exemplo, o Bolsa Família. Em Itabatan, o serviço recebeu investimentos da Prefeitura, como a aquisição de um veículo Doblô 0 Km, 14 computadores, 2 impressoras, 3 notebooks, além da própria estrutura, que era uma reivindicação antiga dos moradores.

O prefeito, Dr. Carlos Simões, conta que “diante da real necessidade das pessoas em acessar este serviço com qualidade, a Prefeitura tomou a decisão de descentralização do Programa, manteve os bons serviços na sede Mucuri e, e prontamente entregou a estrutura de trabalho e atendimento em Itabatan”. Os resultados rapidamente apareceram e de 2017 até o fim de novembro deste ano, foi possível cadastrar 95% da população que se encaixa no perfil.

Os bons números geram satisfação. “Toda a vez que eu estive aqui fui muito bem atendida”, comemora a Dona Édna, moradora do Pé Sujo. Ela esqueceu de atualizar os dados no CadÚnico, ficou com o pagamento retido, mas ao chegar ao setor, conseguiu organizar a situação e teve acesso ao benefício mais uma vez.

Quem também festejou foi a Naiane, moradora do Bairro Gazzinelândia, ela conta que sempre que tinha dúvidas, procurava a equipe e era bem orientada, agora ela diz: “estou feliz, meu benefício saiu e eu agradeço por tudo o que fizeram por mim”. O prefeito destaca que com o veículo e demais equipamentos, os trabalhos de fiscalização e auditoria também foram favorecidos, assim como, a busca ativa das famílias que antes não conseguiam chegar até o Programa.

O CadÚnico permite acesso ao Bolsa Família, Tarifa Social nas contas de água e luz, BPC (Benefício de Prestação Continuada) de idosos e deficientes, Id Jovem, Isenção de tarifa para concursos públicos, Minha Casa Minha Vida, Cadastros de Comunidades Tradicionais entre outros.

Prefeitura de Mucuri