07 de junho de 2021 19:33

Obras de saneamento avançam em ritmo acelerado no bairro Cidade Nova em Itabatã

Segue em ritmo acelerado a obra de saneamento básico que começou a beneficiar 426 famílias das 15 ruas e avenidas do bairro Cidade Nova, no distrito de Itabatã, no município de Mucuri. A obra sempre foi um grande sonho da população da localidade e na quarta-feira, do último dia 26 de maio, a Prefeitura Municipal de Mucuri em convênio com o Governo da Bahia através da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A., iniciou as obras de esgotamento sanitário do Cidade Nova. As obras tem um cronograma de entrega para 180 dias, com investimentos na ordem de R$ 2,1 milhões.

No dia do lançamento das obras da rede de esgoto, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM) e o gerente regional da EMBASA, o engenheiro sanitarista e ambiental Severino Evangelista Neto estiveram presentes e explicaram toda dinâmica estrutural da obra que tem acontecido de forma acelerada. As obras estão gerando emprego imediato e trazendo mais renda para à população, além de melhorar a saúde pública por meio da redução de doenças de veiculação hídrica e dos índices de mortalidade infantil. No bairro vizinho do Caribe-II estão em fase de conclusão as obras da implantação do sistema de abastecimento de água da localidade.

“As obras vão beneficiar diretamente mais de 1.700 habitantes e compreenderão melhorias para os novos investimentos privados. Estamos cumprindo nosso compromisso com Itabatã, avançando na realização de obras que visam melhorar o saneamento no distrito. Estamos concluindo o sistema de abastecimento de água do bairro Caribe-II e agora também é a vez da rede de esgoto do Cidade Nova. Estamos ainda finalizando com o Governo da Bahia uma nova parceria para as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Itabatã e também da continuidade nas ações de implantação do esgotamento sanitário, beneficiando na próxima etapa, o bairro Triângulo Leal”, disse o prefeito Robertinho.

A obra do saneamento básico do bairro Cidade Nova em Itabatã, está sendo executada pela empresa Soares Dias Saneamento e Construção Ltda., e segundo a engenheira civil responsável pela obra, Letícia Cabral, a obra perfaz-se um total de 6.006 metros, ou seja, aproximadamente 6 Km de intervenção. Este escopo primário, frente a 1ª leva dos serviços, correlacionados a Bacia F, irá atender a 426 famílias ou o mesmo que aproximadamente 1.704 pessoas do bairro Cidade Nova, no distrito de Itabatã.

Conforme com o gerente local da EMBASA, o biólogo Moabe Alves, a reflete positivamente no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida e consequentemente na saúde pública da população de Itabatã e, explica que mediante a coleta e tratamento do esgoto sanitário, a EMBASA está tendo como escopo as conseguintes ruas: Avenida Brasil (1.330m); Rua Peru (764m); Rua Itália (700m); Rua Colômbia (602m); Rua Espanha (373m); Rua Cabo Verde (232m); Rua Bélgica (263m); Rua México (160m); Avenida Uruguai (523m); Rua Bolívia (425m); Rua Paraguai (349m); Avenida Costa Rica (281m); Rua Estados Unidos (281m); Rua Canadá (280m) e Avenida Argentina (143m).