16 de setembro de 2022 20:09

Povoado e distritos de Mucuri recebem 3ª Oficina Participativa Planos da Mata

Entre os processos de construção do Plano Municipal da Mata Atlântica no município de Mucuri, nestes dias 15 e 16 de setembro, o povoado Cruzelândia e os distritos Ibiranhém, Itabatã e Taquarinha foram incluídos na oportunidade de participar da Oficina Participativa, que já chegou à terceira edição. Os novos encontros foram acompanhados por lideranças locais, comunidade escolar, o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Ronildo de Souza Brito e os coordenadores do Projeto Planos da Mata.

Distrito de Taquarinha

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ronildo Brito, “esse Projeto é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica com o apoio da Suzano Celulose, com o objetivo de fortalecer a governança dos municípios contemplados, para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica em seus territórios, aliando desenvolvimento econômico e social, por meio da elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica”, explicou.

Povoado de Cruzelândia

A coordenadora do projeto Planos da Mata, a Engenheira Hídrica e membro da ONG Momento Pro Rio Todos os Santos e Mucuri, Mayra Soares Santos, destacou a importância em ter o apoio da Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, desde as fases iniciais, convocando o envolvimento dos demais setores.

Distrito Ibiranhém

“A Mata Atlântica não é algo particular, para ser tratada com individualidade. Por ser um bioma presente tanto na área urbana quanto rural, especificamente na região de Mucuri, é um dever desta sociedade participar conjuntamente das ações correlatas”, enfatizou.

O Engenheiro Hídrico da Engeovales, Luan Viana dos Santos, também é coordenador do Projeto Planos da Mata, desenvolvendo com as oficinas, o senso das comunidades em participar ativamente das atividades. “A parceria com a Secretaria de Educação foi muito importante, porque além do apoio em estrutura, o Projeto encontrou suporte humano e a participação da comunidade escolar, com uma juventude bastante engajada”, acrescentou.