18 de março de 2022

Chefe do Executivo assina ordem de serviço para reconstrução do Mercado Municipal de Itabatã

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), assinou na manhã desta sexta-feira (18/03), a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução do Mercado Municipal de Feira Livre do distrito de Itabatã e divulgou a imagem da maquete que mostra como a obra ficará depois de pronta, com uma arquitetura arrojada e moderna. E neste sábado (19), será vez do prefeito Robertinho determinar o início das obras de reconstrução da Estação Rodoviária, também do distrito de Itabatã. As duas obras serão executadas com recursos próprios do município.

Ainda neste mês de março, o prefeito Robertinho iniciará também as obras de reconstrução do Mercado Municipal de Feira Livre da cidade de Mucuri. Os espaços serão requalificados dando mais conforto e comodidade para os comerciantes e os clientes dos dois mercados municipais da cidade de Mucuri e do distrito de Itabatã. “As feiras livres são um importante espaço de comercialização dos nossos frutos e legumes produzidos na zona rural, principalmente na agricultura familiar, indo muito além disso: é também espaço de socialização, identidade local e cultural”, disse o prefeito Robertinho.

Os dois mercados tinham sido construídos em 2002, na segunda gestão do prefeito Robertinho. Mas 16 anos depois, em 2018, o então prefeito José Carlos Simões (PSD) derrubou as duas estruturas na promessa que iria reconstruí-las, mas além de abandoná-las, deixou os feirantes comercializando seus produtos a céu aberto tendo que usar vias públicas sem nenhuma estrutura, como boxes e sanitários.

Tão logo tomou posse em 1º de janeiro de 2021, o atual prefeito Robertinho, assumiu o compromisso de reconstruir os dois mercados municipais e de imediato deliberou com o Governo da Bahia uma contrapartida que havia sido estabelecida na doação das estruturas de concreto para as coberturas dos mercados municipais da cidade de Mucuri e do distrito de Itabatã, tanto que no dia 8 de maio de 2021, as sustentações dos telhados já tinham sido fixadas pela Prefeitura Municipal com uso de guindastes.

Ocasião que o prefeito Robertinho garantiu após fixar a cobertura, que no mais curto prazo de tempo possível, reconstruiria os mercados, fazendo a obra completa, como piso, construção de boxes e sanitários e acabamento. No entanto, o município de Mucuri enfrentou muito desgaste e imprevistos no processo licitatório, onde por duas vezes os processos foram fracassados, em maio e em outubro de 2021 em razão do grande número de empresas que brigaram entre si na disputa pelo processo e, no final de fevereiro de 2022, na terceira concorrência pública deflagrada, entre as 9 concorrentes, houve finalmente uma empresa vencedora para executar as obras, a Construtora Saiam. Os dois Mercados serão executados com recursos próprios do município de Mucuri.

Skip to content