16 de novembro de 2022 07:10

Prefeitura de Mucuri começa obras de pavimentação da Avenida Brasil em Itabatã

A Prefeitura de Mucuri iniciou as obras de pavimentação e embelezamento da Avenida Brasil, no bairro Cidade Nova, no lado leste da paralela da BR-101, no distrito de Itabatã. Atualmente o município avança com as obras de drenagem, macrodrenagem, pavimentação e jardinagem da Avenida Espírito Santo, do lado oeste e na região central do distrito, às margens da Rodovia com 2,2 Km de extensão em mão dupla. Já Avenida Brasil tem a mesma extensão e também possui mão dupla, cujo recursos iniciais investidos na obra são da ordem de R$ 766.760,89 oriundos de recursos próprios do Município de Mucuri e do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Para o início das obras de pavimentação da Avenida Brasil, a via antes recebe obras de escavação, aterramento apropriado, patrolamento, depois os rolos compactadores fizeram o trabalho de compactação do solo para não comprometer todas as camadas acima e finalmente a pavimentação intertravada de blocos de concreto, que consiste na utilização de peças pré-moldadas com algumas características específicas para esse tipo de instalação, pois permite uma pavimentação permeável, que faça o escoamento da água da chuva para o lençol freático de forma eficiente.

O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos explica que a pavimentação intertravada de blocos de concreto pode ser montada de forma simples e também desmontada. Isso porque sua colocação pode ser feita de forma manual e sem a utilização de rejunte, por isso, caso seja necessário realizar algum tipo de obra no subsolo do local, é possível desmontar a pavimentação para a realização do serviço e remontá-la novamente e, além disso, ela possui característica antiderrapante e tem alta resistência ao desgaste e a ação de produtos químicos.

“O nosso prefeito Robertinho, tem buscado inúmeras alternativas para melhorar a infraestrutura do município de Mucuri, realizando grandes obras de drenagem, macrodrenagem, pavimentos, simplesmente preparando o município para os próximos 30 anos. Pavimentação nova é garantia de mais segurança, valorização imobiliária, bem-estar e conforto para motoristas e passageiros. É também o fim da poeira que incomoda e causa problemas respiratórios”, salientou o secretário de obras Victor Augusto.

“Quando fomos convidados pelo prefeito Robertinho para assumimos esse desafio novo, começamos do zero, não se tinha projetos em andamento, nem condições para executar nenhuma ação imediata. Hoje contamos com inúmeros projetos em execução e muitos outros belíssimos projetos estão chegando para serem executados nos próximos meses, os quais vão transformar a paisagem e a vida da população do município de Mucuri nestes próximos anos”, concluiu o secretário Victor Augusto.