02 de maio de 2022 02:28

Prefeitura de Mucuri conclui reformas de escolas públicas em comunidades rurais

Escola Municipal Dario Rodrigues dos Santos na Comunidade Camurugi

Com a pandemia de COVID-19, as escolas permaneceram fechadas por bastante tempo, crianças e professores descobriram novas formas de aprender e ensinar, mas o desejo do retorno presencial sempre esteve na comunidade familiar e escolar. Às vésperas da volta às aulas, o município de Mucuri foi atingido por fortes chuvas que causaram danos e avarias nas estruturas das escolas, o que tornou inviável o retorno imediato. Assim, as aulas iniciaram em fevereiro de 2022, semipresenciais e remotamente.

 Enquanto isso, a Administração Municipal, preocupada em continuar garantindo a educação de qualidade que se tornou a marca de Mucuri, iniciou uma série de reformas, adaptações e requalificações nas escolas da Sede, distritos, povoados, assentamentos agrários e comunidades rurais.

 Na Comunidade Rio do Sul, a Escola Municipal Rural Leonice Fonseca Borges recebeu uma nova pintura na estrutura física que comporta além da cozinha e banheiros, 1 sala para trabalhar com a educação especial e 2 salas de aula para atender aproximadamente 30 alunos, inclusive a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Escola Municipal Rural Leonice Fonseca Borges na Comunidade Rio do Sul

Já a Escola Municipal Dario Rodrigues dos Santos recebeu reparos no piso e pintura, para oferecer aos estudantes da Comunidade Camurugi e a sua equipe de profissionais da educação, um espaço escolar mais adequado e moderno, garantindo mais conforto e melhores condições de estudo e trabalho.

A mesma atenção foi dada à Escola Municipal Oliveira Costa que recebeu a nova pintura, na Comunidade Oliveira Costa, há 10 anos não recebia obras de revitalização em sua estrutura física e, além disso, o transporte escolar está sendo ampliado na região para condução dos alunos de toda zona rural até a unidade nos dois turnos.

Sala para aluno especial na Escola Municipal Leonice Fonseca Borges

O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, explicou que as escolas precisavam de maiores obras, no entanto, com o retorno letivo e o curto prazo, as ações iniciais foram funcionais em algumas das escolas, havendo o planejamento para novas obras ainda nesse ano, embora muitas outras praticamente estão sendo reconstruídas e algumas também, recebendo obras de ampliação.

Escola Municipal Oliveira Costa, no povoamento de Oliveira Costa

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), comemorou a execução das referidas reformas nas unidades da zona rural que, segundo ele, mostra o comprometimento da gestão em ter um ensino público cada vez melhor e, sobretudo, demonstra o cuidado com a estrutura física do município e com a valorização e conforto dos profissionais da educação.

“A Prefeitura Municipal está investindo em diversas obras nas escolas municipais, para fortalecer o trabalho da nossa equipe fantástica da educação, liderada pelo nosso secretário Dalmo Costa, que tem doado o melhor de si, para proporcionar aos alunos mucurienses um maior aprendizado e rendimento escolar, além de uma merecida valorização aos nossos profissionais”, destacou o prefeito Robertinho.

Pular para o conteúdo