14 de setembro de 2021 14:09

Prefeitura de Mucuri disponibiliza transporte escolar aos alunos de Itabatã que estudam na EFAV de Vinhático

A Escola Família Agrícola em Vinhático (EFAV), pertence ao município vizinho de Montanha, no extremo norte do Espírito Santo, oferece além do Ensino Regular, também o Curso Técnico em Agropecuária, com abordagem educacional no desenvolvimento rural sustentável para alunos da região da tríplice fronteira dos estados do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. E fazem uso dessa instituição de ensino, adolescentes e jovens do distrito de Itabatã, dos povoados de Cruzelândia, Nova Brasília, Oliveira Costa e do assentamento agrário Lagoa Bonita, pertencentes ao município de Mucuri.

Diante dos apelos dos pais e responsáveis por estes alunos e sabendo do retorno letivo nestas escolas, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), disponibilizou o transporte escolar para levar os alunos à EFAV, cuja rota começou a funcionar a partir desta última segunda-feira (13/09). Ana Paula que é mãe da Júlia Sanders Cabral, aluna do 1º ano e da Ana Regina Sanders Cabral, do 7º ano, expressou sua gratidão à gestão por pensar nas famílias que não possuem condições financeiras de arcar com o transporte dos alunos, “a situação não está fácil, principalmente quando se tem duas filhas estudando fora, então o transporte chegou em boa hora. Estamos muito agradecidos ao prefeito Robertinho”, completou a mãe.

Jordan Alves Silva, do 8º ano, reside em Itabatã e também passou a utilizar o transporte escolar. Para Gerson, seu pai -, a sensação de gratidão ao cuidado da gestão faz toda a diferença, pois os filhos estarão em segurança até chegar à Escola, em território capixaba. “É muito bom ver que o transporte está organizado, somos gratos demais ao prefeito por todo empenho em nos disponibilizar o transporte que veio nos acudir nesse momento, ajudando a educação e as famílias”, acrescentou Gerson.

Para o prefeito Robertinho, é um dos deveres de sua gestão e se sente imensamente feliz, por poder proporcionar um meio adequado para esses alunos frequentarem regularmente a escola e o acesso à educação é um dos caminhos para transformar o mundo. O secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa, informou que esse retorno está acontecendo em formato híbrido e o transporte fará duas viagens por semana de ida e volta com os 13 alunos do distrito de Itabatã que estudam na EFAV – Escola Família Agrícola em Vinhático, com orientações claras quanto à segurança como por exemplo, uso de máscara durante todo trajeto, sinto de segurança, distanciamento entre os alunos, respeitando rigorosamente a marcação dos assentos.

A Escola Família Agrícola de Vinhático (EFAV) é um Centro de Formação Familiar em Alternância (CEFFA), criado em 1988 para garantir o direito a educação ao povo do campo do município de Montanha e dos municípios vizinhos da tríplice fronteira como Conceição da Barra, Pedro Canário, Pinheiros e Mucurici (ES), Nanuque e Serra dos Aimorés (MG) e Mucuri (BA) no intuito de desenvolver uma formação contextualizada com a realidade camponesa e com as necessidades do desenvolvimento humano. A EFAV tem o compromisso de ajudar a preparar os adolescentes, jovens e suas famílias para a atuação social e profissional, formando sujeitos participativos, agentes de transformação da realidade, com capacidade de análise crítica e cientifica do contexto socioeconômico onde vivem e com consciência ecológica.