29 de outubro de 2021 19:12

Prefeitura de Mucuri e EMBASA concluem extensão da rede de abastecimento de água do Jardim dos Eucaliptos em Itabatã

A Prefeitura Municipal de Mucuri em parceria com a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., estão concluindo as obras de extensão da rede de abastecimento de água que liga o Centro ao bairro Jardim dos Eucaliptos (Vila da Suzano) no distrito de Itabatã. A EMBASA entrou com a produção e investimento do material em parceria com o município de Mucuri, que entrou com a mão de obra, pessoal e mecânica para execução da rede que está levando água potável ao condomínio Jardim dos Eucaliptos.

O gerente local da EMBASA em Itabatã, o biólogo Moabe Alves, explica que a região do Hospital Paineiras e do Clube Greje no bairro Jardim dos Eucaliptos, utilizava a água de um próprio sistema do condomínio desde a época que foi construído na década de 80 por ocasião da implantação da Fábrica da Bahia Sul (atual Suzano) e o sistema ficou arcaico e está sendo desativado. A chegada da EMBASA nesta região do distrito ocorre por meio de solicitação da sua própria população junto ao prefeito municipal para que proporcionasse água tratada para os seus moradores.

Havendo, no entanto, destaca o gerente Moabe Alves, a firmação da parceria da Prefeitura Municipal com a EMBASA para que o serviço fosse executado, beneficiando 250 imóveis, onde cerca de mil pessoas vão usufruir de uma água tratada, potável e adequada. E após a conclusão das obras de encanação, começarão a instalação dos hidrômetros nas residências do bairro Jardim dos Eucaliptos, onde haverá um prazo de carência estabelecido enquanto se faz um trabalho de conscientização junto aos moradores sobre as novas regras em relação a água da EMBASA até a população começar a receber o boleto mensal de consumo.

“A EMBASA agradece a parceria que vem sendo estabelecida aqui em Itabatá por meio do município, através do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) que vem demonstrado constante preocupação e agilidade nas suas ações em favor da qualidade de vida dos mucurienses. Levar água limpa e tratada para a região do Jardim dos Eucaliptos é algo a se comemorar. É direito sendo resguardado, em condições mais dignas, melhorando também a saúde e a qualidade de vida desses novos usuários da EMBASA”, disse o gerente local da empresa em Itabatã, Moabe Alves.

Na cidade de Mucuri a Prefeitura Municipal em parceria com a EMBASA também concluíram as obras de extensão da rede de abastecimento de água até os bairros Baía do Sol e Jardim Atlântico. As obras de encanação nos pontos beneficiados percorreram todo o trecho da BA-001 no bairro Baía do Sol, até o bairro Jardim Atlântico, também conhecido por Vila da Suzano. Em Mucuri o projeto está beneficiando 50 famílias no bairro Baía do Sol e mais 250 famílias no Condomínio Jardim Atlântico, uma obra com 1.300 metros de extensão.

O gerente regional da EMBASA, Damiraldo Silveira Silva lembra mais uma vez que no último 15 de julho, a EMBASA e a Prefeitura Municipal de Mucuri entregaram as obras de extensão da rede distribuidora de água do bairro Caribe II, no distrito de Itabatã, onde foram implantados 7,5 mil metros de tubulações para atender, inicialmente, 100 famílias com novas ligações de água potável e de qualidade. Desta vez estão sendo implantadas as extensões da rede distribuidora de água dos bairros Baía do Sol e Jardim Atlântico na cidade de Mucuri e do bairro Jardim dos Eucaliptos em Itabatã com as realizações das devidas ligações domiciliares. Em Mucuri acaba de ser perfurado um novo poço de 250 metros de profundidade para dobrar a oferta do abastecimento d’água na cidade, um investimento estimado em R$ 500 mil e foi construído um novo reservatório de água com um espaço de 450 mil litros d’água, a reserva aumentou para uma capacidade de 950 mil litros, sendo que a cidade consome todos os dias no período do inverno 850 mil litros.

Damiraldo Silveira destaca novamente que atualmente a EMBASA em parceria com o município de Mucuri, está executando uma obra de grande relevância, que trata-se da rede de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, no distrito de Itabatã, na ordem de R$ 2,1 milhões, cujo escopo primário, frente a 1ª leva dos serviços, correlacionados a Bacia F, está beneficiando diretamente 426 famílias ou o mesmo que 1.704 pessoas, das 15 vias públicas do bairro. E que um aditivo viabilizado pelo prefeito Robertinho junto a EMBASA de mais 25% está sendo possível ampliar a área de intervenção em obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, também para o Cidade Nova-II, que irá beneficiar mais 230 famílias em 8 ruas.

O gerente regional Damiraldo Silveira ressalta ainda que já está em fase de conclusão os programas de execução das obras de extensão da rede de água do bairro São José Operário e a montagem do poço reserva no distrito de Itabatã, bem como a montagem e perfuração de novo poço para a localidade do distrito de Taquarinha. Além da implantação do sistema de água do bairro Nova Era e a viabilização do projeto para a rede de esgotamento sanitário do bairro Triângulo Leal. Com o novo aditivo, o compromisso da EMBASA de investimentos no município de Mucuri, passam dos 62 milhões previstos, para 97 milhões de investimentos até 2033, quando se atinge o marco do saneamento básico.