21 de dezembro de 2021 21:34

Prefeitura de Mucuri e EMBASA concluem obras de coleta e tratamento de esgoto sanitário do Cidade Nova em Itabatã

A Prefeitura Municipal de Mucuri e o Governo da Bahia através da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A., iniciaram em 26 de maio de 2021 as obras de saneamento básico do bairro Cidade Nova, no distrito de Itabatã. Os serviços se concluíram totalmente nesta terça-feira (21/12) quase 7 meses depois de trabalho. Foram obras da rede de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, frente da 1ª leva dos serviços, correlacionados a Bacia F.

A engenheira civil responsável pela obra, Letícia Cabral, da empresa executora Soares Dias Saneamento e Construção Ltda, disse que a edificação está sendo entregue praticamente dentro do prazo cronológico estabelecido, os atrasos ocorridos foram por causa das chuvas dos últimos tempos e principalmente as rochas encontradas no solo, já no final do serviço, cuja profundidade se iniciou com 1,25mt e se concluiu com 6,35mt, com tubulações percorrendo todas as 15 ruas do bairro Cidade Nova e o sistema de esgoto se conclui com todas as ligações realizadas, beneficiando diretamente 426 famílias ou o mesmo que 1.704 pessoas.

O gerente regional da EMBASA, Damiraldo Silveira Silva, explicou que a obra perfaz-se um total de 6.006 metros, ou seja, aproximadamente 6 Km de intervenção. E que reflete positivamente no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida e consequentemente na saúde pública. As obras tiveram início em maio, com cronograma de entrega para 180 dias e foram entregues com apenas 20 dias de atraso, com investimentos na ordem de R$ 2,1 milhões.

Segundo o gerente regional Damiraldo Silveira, o saneamento básico que hora chega ao bairro Cidade Nova em Itabatã, além de proporcionar mais saúde e dignidade humana aos seus moradores, serão conectados à rede coletora, que vai contribuir para a sustentabilidade ambiental da região, incrementando o desenvolvimento, gerando emprego imediato e trazendo mais renda para à população, além de melhorar a saúde pública por meio da redução de doenças de veiculação hídrica e dos índices de mortalidade infantil.

O prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), festejou o final da obra e demonstrou uma preocupação muito grande de promover resultados na melhoria da qualidade de vida dos mucurienses, se comprometendo em buscar novos investimentos para a coleta e tratamento da rede de esgoto. Para ele, investir em saneamento básico é elevar a qualidade de vida da população. Onde cada real investido em rede de esgoto, são economizados 5 reais na Saúde Pública.

“Estamos cumprindo um dos nossos primeiros compromissos com Itabatã, avançando na realização de obras que visam melhorar o saneamento no distrito. Já inauguramos o sistema de abastecimento de água do bairro Caribe-II, onde foram implantados 7,5 mil metros de tubulações para atender, inicialmente, 100 famílias com novas ligações de água potável e de qualidade e, agora, estamos concluindo a rede de esgoto do Cidade Nova. Mesmo com a pandemia e as dificuldades que ela nos trouxe, a Prefeitura de Mucuri está viabilizando e investindo em empreendimentos necessários à elevação dos índices de cobertura de água e esgotos para a melhoria da qualidade de vida da população do município de Mucuri”, destacou o prefeito Robertinho.

Robertinho informou que em Mucuri acaba de ser concluindo as obras de um novo empreendimento que vai dobrar a capacidade produtiva atual da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da cidade, onde um novo poço de 250 metros de profundidade foi aberto em parceria com a EMBASA num investimento estimado em R$ 500 mil, e um novo reservatório foi construído sobre o antigo de 500, com mais um espaço de 450 mil litros por dia, dobrando a capacidade para 950 mil litros. Robertinho garantiu que ainda está estabelecendo nova parceria com o Governo da Bahia para as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Itabatã e também da continuidade nas ações de implantação do esgotamento sanitário, beneficiando na próxima etapa, o bairro Triângulo Leal.

O gerente local da EMBASA em Itabatã, o biólogo Moabe Alves, explicou que o prefeito Robertinho e a EMBASA já concretizaram o aditivo de investimentos em contrato anteriormente celebrados. E que é a partir deste aditivo que será possível ampliar a área de intervenção em obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, também para o Cidade Nova-II, no distrito de Itabatã, que irá beneficiar mais 230 famílias. Com a ampliação da rede de esgoto também para o bairro vizinho do Cidade Nova-II, serão mais, 230 residências, beneficiadas em 8 ruas, acrescendo mais 25% do valor. Com a ampliação da rede, sobe para 656 famílias contempladas, que totalizará um público estimado em 2.585 pessoas beneficiadas diretamente.

Além do aditivo para ampliar a rede de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, o projeto visa ampliar as redes coletoras e a implantação de novas ligações no distrito de Itabatã. A EMBASA deverá adiantar a conclusão dos projetos e orçamentos para viabilizar os processos licitatórios para realização da obra de melhoria na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Itabatã e na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Mucuri com previsão para o início das obras no primeiro semestre de 2022.

Estão no cronograma também as obras de extensão da rede de água do bairro São José Operário e a montagem do poço reserva no distrito de Itabatã, bem como a montagem e perfuração de novo poço para a localidade do distrito de Taquarinha. Além da implantação do sistema de água do bairro Nova Era e a viabilização do projeto para a rede de esgotamento sanitário do bairro Triângulo Leal. Com o novo aditivo, o compromisso da EMBASA de investimentos no município de Mucuri, passa dos 62 milhões previstos, para 97 milhões de investimentos até 2033, quando se atinge o marco do saneamento.

Com as obras de coleta e tratamento de esgoto sanitário concluídas na data de hoje (21/12), no bairro Cidade Nova, no distrito de Itabatã, a EMBASA tem como escopo as conseguintes ruas: Avenida Brasil (1.330m); Rua Peru (764m); Rua Itália (700m); Rua Colômbia (602m); Rua Espanha (373m); Rua Cabo Verde (232m); Rua Bélgica (263m); Rua México (160m); Avenida Uruguai (523m); Rua Bolívia (425m); Rua Paraguai (349m); Avenida Costa Rica (281m); Rua Estados Unidos (281m); Rua Canadá (280m) e Avenida Argentina (143m).

Pular para o conteúdo