22 de setembro de 2022 11:45

Prefeitura de Mucuri entrega à população do distrito de Taquarinha a revitalização do PSF 006

A Prefeitura Municipal de Mucuri entregou esta semana à população de Taquarinha, reformada e revitalizada a unidade do Posto de Saúde da Família do distrito, onde se colocou um “ponto final” nos problemas estruturais. De acordo com o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto, os principais problemas estruturais enfrentados na unidade eram a falta de pintura, estruturação da fachada, infiltrações no teto e nas paredes que acabavam gerando mofo, outra dificuldade notada ao entrar na unidade era a ocorrência de fissuras também nas paredes e no teto, o que podia comprometer toda a integridade da estrutura e outras marcas do tempo, além da falta de cuidados desde a sua construção em 2002 no segundo governo do prefeito Robertinho.

“O objetivo foi reforçar toda a estrutura e garantir melhores condições de trabalho para os profissionais e de atendimento para a população. Os benefícios vão desde a pintura, restauração das fachadas, grades de proteção, até o investimento de telhados nas partes pontuais, visando proteger os usuários das chuvas. Com isso, as paredes dos cômodos do posto receberam um novo revestimento e todas as fissuras foram tratadas para reforçar a segurança do local. O teto também foi reparado, com objetivo de encerrar a infiltração e proporcionar uma melhor refrigeração do espaço” informou o secretário.

E pontuou: “E conforme recomendação do nosso prefeito Robertinho, os pisos foram reparados, o muro foi aperfeiçoado, os banheiros foram todos reformados, adaptados ganharam acessórios novos, a área de serviço foi modificada, as salas foram ampliadas, as bancadas foram trocadas e aumentadas, a parte elétrica foi toda trocada e seus utensílios também, a unidade recebeu troca das lâmpadas por novas lâmpadas de Led e uma pintura total interna e externa foi feita”, destacou o secretário Victor Augusto.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) lembra que o PSF de Taquarinha é apenas mais uma unidade de saúde que recebeu progressos e novos investimentos técnicos para melhor atender à população, como fez com as escolas está fazendo também com as unidades de saúde. “Precisamos atender as prioridades, estabelecendo metas e procurando cumpri-las na medida em que o orçamento nos permite. Estamos buscando melhorias, atendendo as necessidades dos nossos munícipes e acompanhando os trabalhos presencialmente”, disse.

E acrescentou o prefeito: “É fundamental que a Prefeitura realize essas intervenções para melhorar as condições humanas e estruturais das nossas unidades. A gestão pública naturalmente precisa zelar pela segurança e por condições dignas de trabalho para os profissionais e atendimento para a população. Pouco a pouco vamos contemplando diversas unidades e localidades, como é o caso atualmente, que já iniciamos as obras da primeira unidade de ESF – Estratégia Saúde da Família do bairro Caribe em Itabatã, como também a construção da primeira unidade do CAPS de Mucuri, no bairro Califórnia”, destacou Robertinho.

O PSF 006 de Taquarinha foi 100% readaptado e a unidade conta agora com uma sala para curativo, uma sala de procedimentos, sanitários, consultório ginecológico, sala de imunização, depósito de material de limpeza, sala de esterilização, farmácia, consultórios médicos, sala de odontologia, cozinha, almoxarifado, sala para educação em saúde, consultório de fisioterapia e sala para nebulização. A unidade recebeu também readequação das partes elétricas e hidráulicas e alguns equipamentos foram substituídos e renovados, incluindo a mobília dos consultórios.