09 de novembro de 2022 14:54

Prefeitura de Mucuri está concluindo revitalização da Unidade de Saúde do povoado de Nova Brasília

A Prefeitura Municipal de Mucuri está concluindo no povoado de Nova Brasília, reforma e revitalização do Posto de Saúde da Família, colocando um “ponto final” nos problemas estruturais da unidade. De acordo com o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto, os principais problemas estruturais enfrentados na unidade eram a falta de pintura, estruturação da fachada, infiltrações no teto e nas paredes que acabavam gerando mofo, fissuras também nas paredes e no teto, o que podia comprometer toda a integridade da estrutura e outras marcas do tempo, além da falta de cuidados desde a sua construção.

O PSF de Nova Brasília foi construído e inaugurado em novembro de 2003, no segundo mandato do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB). Segundo ainda o secretário de obras Victor Augusto, o objetivo foi reforçar toda a estrutura e garantir melhores condições de trabalho para os profissionais e de atendimento para a população do povoado. Os benefícios vão desde a pintura, restauração das fachadas, grades de proteção, até o investimento de telhados nas partes pontuais, visando proteger os usuários das chuvas. Com isso, as paredes dos cômodos da unidade de saúde receberam um novo revestimento e todas as fissuras foram tratadas para reforçar a segurança do local.

“Conforme a recomendação do nosso prefeito Robertinho, os pisos foram reparados, o muro foi aperfeiçoado, os banheiros foram todos reformados, adaptados e ganharam acessórios novos, a área de serviço foi modificada, as bancadas foram trocadas e aumentadas, a parte elétrica foi toda trocada e seus utensílios também, a unidade recebeu troca das lâmpadas por novas lâmpadas de Led e uma pintura total interna e externa foi feita. O teto também foi reparado, com objetivo de encerrar a infiltração e proporcionar uma melhor refrigeração do espaço, tendo em vista que novos aparelhos de ventilador e ar-condicionado foram instalados”, destacou o secretário Victor Augusto.

O prefeito Robertinho lembra que o Posto de Saúde da Família de Nova Brasília é apenas mais uma unidade de saúde que recebeu progressos e novos investimentos técnicos para melhor atender à população, como fez com as escolas e está fazendo também com as unidades de saúde, como a unidade de Taquarinha entregue recentemente à população. “Precisamos atender as prioridades, estabelecendo metas e procurando cumpri-las na medida em que o orçamento nos permite. Estamos buscando avanços, atendendo as necessidades dos nossos munícipes e acompanhando os trabalhos presencialmente”, disse.

E adicionou o prefeito: “É basilar que a Prefeitura Municipal realize essas intervenções para melhorar as condições humanas e estruturais das nossas unidades. A gestão pública naturalmente precisa zelar pela segurança e por condições dignas de trabalho para os profissionais e atendimento para a população. Pouco a pouco vamos contemplando diversas unidades e localidades, como é fato atualmente, que já estão bastante adiantadas as obras da primeira unidade de ESF – Estratégia Saúde da Família do bairro Caribe em Itabatã, como também a construção da primeira unidade do CAPS de Mucuri, no bairro Califórnia”, destacou Robertinho.

O PSF de Nova Brasília foi 100% reformado e a unidade conta com uma sala para curativo, uma sala de procedimentos, sanitários, consultório ginecológico, sala de imunização, depósito de material de limpeza, sala de esterilização, farmácia, consultório médico, sala de odontologia, cozinha, almoxarifado, sala para educação em saúde, consultório de fisioterapia e sala para nebulização. A unidade recebeu também readequação das partes elétricas e hidráulicas e alguns equipamentos foram substituídos e renovados.