30 de março de 2022 15:32

Prefeitura de Mucuri está investindo R$ 10,6 milhões no maior projeto de asfaltamento de ruas da sua história

A Prefeitura Municipal de Mucuri continua executando o maior projeto de asfaltamento de ruas da história do município. Nesta última semana de março, máquinas e homens estão asfaltando ruas no bairro Malvinas e nesta terça-feira (29/03) o asfalto começou na rua Almenara, via pública importante e extensa com 1.100 metros de comprimento que liga o centro comercial de Mucuri ao trevo do receptivo da ciclovia da BA-698 em direção aos bairros da zona oeste da cidade.

As obras de asfalto atingem primeiro as ruas que vão tendo suas obras de drenagem sendo concluídas. Ao todo, 16 ruas da região central estão sendo asfaltadas, inclusive as mais extensas com até 1.400 metros, além de praças, alamedas e travessas. O projeto de asfaltamento em execução também vai beneficiar avenidas e ruas de Itabatã, mas antes disso, obras de nivelamento das ruas e obras de drenagem estão ocorrendo no distrito, como preparativos para receber o asfalto.

O maior plano de pavimentação asfáltica da história de Mucuri não para. Após ter recuperado o nivelamento do calçamento e revitalizado os pontos estratégicos da rede pluvial, chega-se ao tão sonhado asfalto nas principais ruas e avenidas de Mucuri. As obras do asfalto estão alcançando praças, 16 avenidas e ruas no centro urbano da cidade e algumas vias públicas alternativas de bairros centrais.

As vias públicas estão ganhando obras de drenagem, recomposição e recapeamento asfáltico em CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente, que é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras com a função de impermeabilizar e conferir um acabamento nivelado e resistente. Os serviços estão sendo executados pela Construtora Pavicol Ltda., uma das empresas de maior referência em pavimentação asfáltica do Estado.

Dentre as vias públicas de Mucuri que estão sendo asfaltadas ou que ainda estão sendo preparadas para receber o asfalto, estão: Avenida Central, Rua Belo Horizonte, Rua Oscar Teixeira Siqueira, Rua Diamantina, Rua Santarém, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Nova Viçosa, Rua Raul Gazzinelli, Rua Paquetá, Rua Ilhéus, Rua São José, Rua Jovita Fontes, Rua Pedreira Franco, Rua Severino Vieira, Rua Rui Barbosa, Almenara, alamedas, travessas, canteiros e praças.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), deu ordem de serviço no dia 20 de janeiro, para que as obras do asfaltamento começassem. Mas paralelamente, outras frentes de trabalho foram deflagradas para requalificar avenidas, ruas, praças e travessas da cidade de Mucuri, exatamente para que estas vias públicas depois de niveladas e concluídas as obras de recuperação das redes pluviais recebam a massa asfáltica.

O calçamento da zona urbana central de Mucuri era muito antigo, especialmente na parte histórica da cidade, por isso, está sendo preciso trocar todo manilhamento subterrâneo, abrir vias mais amplas de escoamento, revitalizar toda rede de drenagem e reparar todo pavimento, além do nivelamento de todas as vias com uma primeira massa de asfalto, para somente depois, aplicar a massa asfáltica em definitivo como já vem acontecendo desde o dia 1º de fevereiro.

Conforme o prefeito Robertinho, viu-se obrigado, antes de iniciar o asfalto, executar primeiro as obras de drenagem, para verificar a fluidez da água. Limpeza e desobstrução das bocas de lobo da rede pluvial e correções de irregularidades nas vias públicas beneficiadas com o asfalto. E, atualmente, enquanto a massa asfáltica está sendo aplicada em algumas avenidas e praças, outras ruas continuam os serviços de nivelamento e em muitos pontos, a troca de manilhas da rede de água pluvial.

Segundo o prefeito Robertinho, o asfalto dessa primeira etapa, vai proporcionar mais evolução urbana, conforto e segurança para todos que trafegam pelos roteiros beneficiados e mudará completamente a dinâmica da cidade, garantindo o desenvolvimento, progresso, conforto e segurança para todos, além da valorização dos empreendimentos localizados nas ruas, praças e avenidas, cujas obras somam um valor de R$ 10.652.945,67 de investimentos.

O prefeito Robertinho, lembra que as ações estão sendo realizadas com recursos próprios do município e integram um plano de recomposição de várias vias públicas da cidade. E as obras de asfalto em Mucuri estão inclusas no primeiro lote, que faz parte de um grande pacote de obras planejado com dedicação absoluta para atender as necessidades de cada localidade do município.

Já o segundo lote, atenderá ruas e avenidas do distrito de Itabatã. As obras de asfaltamento fazem parte do projeto de revitalização e modernização da cidade, que paralelamente ao sistema moderno de iluminação por painéis de LED, está embelezando e resgatando o potencial turístico de Mucuri. Por sinal, nesta última semana de março, a iluminação de LED está chegando no bairro Triângulo Leal, em Itabatã.