05 de dezembro de 2022 07:00

Prefeitura de Mucuri fecha ‘Novembro Azul’ com dezenas de cirurgias endourológicas realizadas

Durante todo o mês de novembro a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a Campanha do ‘Novembro Azul’, mês mundial de combate ao câncer de próstata, objetivando alertar a todos os homens sobre a importância de conhecer essa doença e da realização de um diagnóstico precoce sobre ela.

A campanha manteve o foco principal na conscientização do público masculino, incentivando os homens a adotarem hábitos de vida mais saudáveis e evitarem os fatores de risco, como álcool, drogas, tabagismo, hipertensão, estresse, sedentarismo, entre outros.

Na manhã do último sábado (03/12), a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São José de Itabatã, realizou mais dez procedimentos cirúrgicos endourológicos: ureteroscopias, fluxometrias, cistoscopia, hidrocele, exerese de cisto epidídimo, biópsia de próstata, postectomias e vasectomia.

O médico cirurgião Tarcísio Sanders Ronacher informou que todos os procedimentos foram promovidos por meio de cirurgias endourológicas, que são operações por vídeo, minimamente invasivas, com menor trauma, que reflete no pós-operatório mais rápido do paciente.

O médico Tarcísio Ronacher ainda esclareceu que os serviços de procedimentos cirúrgicos que o Governo de Municipal tem ofertado à população é de alto nível, sendo possível a realização apenas em clínicas particulares nos grandes centros urbanos ao um custo altíssimo variando de R$5 a R$10 mil reais.

“A gente fica muito feliz e agradecido ao prefeito Robertinho, ao secretário Fernando Jardim pelo empenho e dedicação em ofertar esses tipos de procedimentos para a população do município de Mucuri. Toda a gestão está de parabéns, por ter conquistado e estar mantendo esse tipo de cirurgia aqui para o município. São serviços regulares e contínuos”, ressaltou o cirurgião Tarcísio Ronacher.

O secretário de Saúde Fernando Jardim informou que o empenho do prefeito Robertinho tem sido de fundamental importância na gestão de uma saúde de qualidade. “Para nós, o alinhamento de ideias com o prefeito e o entusiasmo com que ele lida com as questões da saúde do município, reflete diretamente na qualidade dos serviços ofertados e na satisfação do paciente”, pontuou Jardim.