29 de abril de 2023 12:10

Prefeitura de Mucuri implanta serviço especializado para gestantes de alto risco

 

A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebra a implantação de novos serviços na Clínica de Especialidades, no distrito de Itabatã. São atendimentos direcionados às gestantes que necessitem de acompanhamento periódico, devido a doenças prévias ou próprias da gestação.

Apenas em 2022, foram atendidas mais de 500 mulheres com o médico ginecologista e obstetra Geilton Galvão, que possui formação pelo UNESC – Centro Universitário do Espírito Santo e Universidade Estadual de Santa Cruz, especialista em gestantes de alto risco. O fluxo para atendimento é realizado a partir de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde ao setor de Regulação, que agenda as consultas para a Clínica de Especialidades.

Esse atendimento específico permite que a gestante consiga a orientação adequada, incluindo a realização de exames, quando indicado para cada caso. Na Clínica, foram implementados protocolos e fluxos de atendimento organizados, visando minimizar as chances de uma evolução desfavorável da gravidez, tanto para o bebê como para a mãe, contando com o acolhimento de escuta qualificada pela equipe multiprofissional.

O secretário de Saúde, bioquímico Fernando Jardim, explica que a gestação é um período muito especial na vida da mulher, e para o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), é motivo de celebração para Mucuri possuir um serviço como esse. “Principalmente porque é um atendimento altamente especializado, o que não vemos nas regiões próximas, de forma tão criteriosa. O que garante a segurança para que essas mulheres sejam atendidas com agilidade e qualidade, seguras para aguardar a chegada de seus bebês. É uma conquista que muito nos orgulha e nos anima, pois celebra a vida”, comentou.

Segundo o médico Geilton Galvão, obstetra que realiza os atendimentos na Clínica de Especialidades, essa é uma grande demanda no município, um dos que tem grandes registros de gestantes. “Essa é uma necessidade de vários anos, e que se concretizou nesta gestão, graças ao empenho da equipe. A gravidez é um processo fisiológico que na maioria das vezes ocorre sem risco à mulher. Porém, em alguns casos, a gravidez evolui de forma a gerar riscos ao feto materno. Aqui identificamos essas especificidades, como diabetes, por exemplo. Fazemos o acompanhamento até o nascimento dessa nova vida. É um sucesso saber que o município oferta isso para as gestantes”, explicou o médico.

Pular para o conteúdo