07 de novembro de 2021 15:05

Prefeitura de Mucuri investe na saúde do homem e implanta serviços cirúrgicos urológicos no Hospital São José de Itabatã

A enfermeira coordenadora do centro cirúrgico Gracianne Miranda, o médico urologista Tarcísio Sanders Ronacher e o secretário de saúde de Mucuri Fernando Jardim.

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, acabou de entregar neste último sábado (06/11) o serviço cirúrgico urológico, em parceria com o Hospital São José. Apesar de fazer parte de uma das ações da Campanha Novembro Azul – de combate ao câncer de próstata -, esta iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, não ficará restrita apenas ao mês de novembro, mas perdurará por tempo indeterminado com atendimentos em intervalo de 15 em 15 dias ou conforme a demanda popular.

Foram realizados, já na implantação dos serviços médicos, alguns procedimentos cirúrgicos: 7 vasectomias, 1 postectomia e duas biópsias prostáticas. O novo serviço oferecido a população do município de Mucuri, visa garantir um atendimento especializado de qualidade para a saúde do homem e a oferta dos serviços implantados, apesar de fazer parte das ações do “Novembro Azul”, terá duração permanente.

Vasectomia

A Vasectomia é um método contraceptivo definitivo através da ligadura dos canais deferentes no homem, tornando o homem estéril. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto. Sem necessidade de internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária e eletiva, sendo o método contraceptivo a longo prazo mais eficiente que existe, estando entre as opções mais seguras para o planejamento familiar.

Postectomia ou circuncisão

Postectomia ou circuncisão é o procedimento de remoção cirúrgica do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a maioria dessas cirurgias é realizada até os 5 anos por motivos médicos. De acordo com o urologista Carlos Watanabe, a postectomia facilita a higienização, diminui a incidência de infecções urinárias e também previne infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a Aids e a contaminação pelo vírus HPV. “Também há evidências de que pacientes circuncidados têm menor chance de desenvolverem câncer de pênis, e suas parceiras também apresentam menor probabilidade de apresentar câncer de colo no útero”, afirma o médico

Biópsia prostática

É um exame realizado por meio de ultrassom onde são retirados “pedacinhos” da próstata que são mandados para exame no microscópio. Pacientes com alteração no PSA e no toque devem ser submetidos à biópsia da próstata. Realizada com anestesia a biópsia da próstata é indolor e é feita em poucos minutos e não prejudica as atividades do paciente.

Serviço de qualidade

De acordo com o médico especialista Tarcísio Sanders Ronacher – cirurgião urologista -, na pactuação feita com a Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, o objetivo é atender a demanda do município com serviço de qualidade, o mesmo prestado em hospitais particulares.

Segundo o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde em Mucuri, em atenção às recomendações do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o ‘Robertinho’ (DEM), estas ações em favor da saúde do homem não se restringirão apenas à Campanha de Novembro Azul – Mês Mundial de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata.

“O prefeito Robertinho nos incumbiu de implantarmos estes serviços cirúrgicos urológicos que deverão acontecer quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da demanda na nossa regulação. As vasectomias, postectomias e biópsias prostáticas que realizamos hoje é apenas uma parte dos serviços que estamos disponibilizando à população. Estamos programando para iniciar, ainda neste mês de novembro, o RTU da próstata, também denominado ressecção transuretral de próstata”, informou Jardim.

RTU da próstata

Também conhecida como raspagem de próstata, Tunelização de próstata, TURP, é uma operação comum para hiperplasia benigna de próstata (HBP) e os resultados são excelentes para uma grande porcentagem dos pacientes (80-90%).

Ainda de acordo com Fernando Jardim, todas as ações necessárias objetivando proporcionar uma melhor qualidade de vida para o homem, estão à disposição da população.

A SBU – Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

Pular para o conteúdo